Os 30 anos de gestão da água nas Bacias PCJ vai ser debatido em Painel em Campinas

Os 30 anos de gestão da água nas Bacias PCJ vai ser debatido em Painel promovido pelo Consórcio PCJ em Fórum da ANAMMA, em Campinas.

A Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) promoverá entre os dias 26 e 28 de junho o 2º Fórum Brasil de Gestão Ambiental, no Expo D. Pedro, em Campinas (SP).

O Consórcio PCJ é um dos apoiadores do evento e promoverá no dia 27/06, às 14h o Painel de Alto Nível: “30 anos da Gestão da Água nas Bacias PCJ”, com a
participação de autoridades e personalidades que fizeram e fazem parte da história da implantação do sistema de gerenciamento de recursos hídricos na região.
A abertura do painel será realizada pelo Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Nova Odessa (SP), Benjamim Bill Vieira de Souza, e pelo Presidente dos Comitês PCJ e Prefeito de Piracicaba (SP), Barjas Negri.

Para a roda de conversa estão confirmadas as presenças: Itzhak “Tsahi” Reich – Cônsul Israelense para assuntos econômicos, Lupércio Ziroldo – Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB), Rui Brasil Assis – Coordenadoria de Recursos Hídricos do Estado de SãoPaulo, Francisco Lahóz – Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Sérgio Razera – Diretor Presidente da Fundação Agência de Bacias PCJ, Marco Antônio dos Santos – Vice Presidente dos Comitês PCJ e Diretor Técnico da Sanasa/Campinas, e Luiz Roberto Moretti – Secretário Executivo dos Comitês PCJ.

As Bacias PCJ é uma das regiões mais desenvolvidas quando se trata de gerenciamento de recursos hídricos do Brasil.

Tudo teve início em 1989, com a fundação do Consórcio PCJ que iniciou um processo de desenvolvimento das ferramentas de gestão na bacia, culminando com a
criação da legislação estadual, federal e implantação dos órgãos que hoje formam todo o sistema: Comitês PCJ, Fundação Agência de Bacia, e Agência de Regulação do Saneamento (ARES-PCJ), além do próprio
Consórcio.
Para participar do painel dos 30 anos de gestão das Bacias PCJ é necessário fazer seu credenciamento no Fórum Brasil de Gestão Ambiental, que é gratuita, pelo link: http://cristalgloss.com/fbga.com.br/.
A confirmação de presença no painel do Consórcio PCJ será feito por meio eletrônico em convite que será enviado em breve.

A Confirmação de presença não exime a necessidade de realizar o cadastro no Fórum pelo link acima mencionado, por isso, é importante fazê-lo desde já.

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí foi fundado em 13 de outubro de 1989 por 11 municípios
fundadores.

Hoje a entidade soma 42 cidades e 25 empresas que acreditam no trabalho que a instituição vem fazendo ao longo de três décadas.

São muitos resultados a serem comemorados: implantação do sistema de gerenciamento em toda a bacia, avanços na qualidade dos corpos d’água
com melhorias no tratamento de efluentes e de acesso aos serviços de saneamento básico. Políticas preservacionistas também foram fomentadas com trabalhos de educação ambiental e recuperação de matas ciliares em rios e nascentes.

Para celebrar os 30 anos de fundação do Consórcio PCJ, a entidade organizou programação com uma série de atividades que envolvem: eventos, campanhas em mídias digitais, rádio e televisão, criação de um app com informações sobre recursos hídricos e sensibilização ambiental.

As atividades dos 30 anos do Consórcio PCJ estão sendo apoiadas pela Sanasa Campinas como patrocinadora Diamante, e Rhodia Solvay e Aegea Mirante, como
patrocinadores ônix.

Está previsto também como forma de celebrar os 30 anos de Gestão da Água nas Bacias PCJ a realização do 7º Prêmio Ação pela Água, considerado o “Oscar” da água na região. Mais detalhes pelo site
http://agua.org.br/premio-acao-pela-agua/.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta