Limpeza Urbana é executada pela Equipe da Secretaria de Obras de Ipeúna

Desde o início de janeiro, a Prefeitura de Ipeúna, por meio da Secretaria de Projetos e Obras, está realizando uma ação de limpeza urbana nos bairros e ruas do município.

O trabalho envolve a retirada de entulhos das calçadas, aparação de gramas e pintura de meio fio. A ação é uma medida voltada à saúde pública, prevenção ao patrimônio público e bem-estar social.

O trabalho que já foi realizado em alguns bairros da cidade conta com uma equipe de recolhimento, caminhão e maquinário. Em alguns casos é preciso maior colaboração da comunidade.

Na manhã de segunda-feira (23), por exemplo, a equipe concentrou esforços no Paço Municipal de Ipeúna, limpando os canteiros e realizando a poda das plantas.

Além disso, a Prefeitura engajada no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, orienta mais uma vez à população quanto ao descarte correto e adequado do lixo doméstico e entulho, resíduo gerado pelas atividades de construção civil, de reformas e também os restos de podas

Limpeza Urbana é executada pela Equipe da Secretaria de Obras de Ipeúna

Limpeza Urbana é executada pela Equipe da Secretaria de Obras de Ipeúna – Divulgação

ou da limpeza dos quintais.

“Aliás, a limpeza dos terrenos é fundamental para garantirmos a eliminação de focos em potencial do mosquito Aedes”, ressalta Miguel Lima, técnico em Vigilância Sanitária.

A coleta desses materiais é realizada uma vez por semana: sempre às sextas-feiras, em toda cidade, exceto no bairro Portal dos Nobres, que conta com um ecoponto. Nesse sentido, a Prefeitura solicita à população que os materiais sejam colocados na rua somente na quinta-feira.

É importante que a população esteja consciente da necessidade do descarte correto dos resíduos, evitando depositá-lo em terrenos baldios, a fim de evitar a proliferação do mosquito da dengue, do caramujo africano entre outros. O entulho e restos de podas ou da limpeza dos quintais também não devem ser descartados junto ao lixo doméstico.

A coleta do lixo doméstico é feita três vezes por semana; as segundas, quartas e sextas-feiras, o caminhão do lixo percorre toda a cidade, inclusive o bairro Portal dos Nobres, recolhendo o lixo que deve ser acondicionado em sacos plásticos. A coleta de materiais recicláveis também é prioridade no município e acontece às terças-feiras, no bairro Portal dos Nobres e, às quintas-feiras, nos demais bairros e região central. Os materiais que podem ser reciclados são: metais, vidro, plástico e papel.

Os materiais como lâmpadas fluorescentes, baterias de celular e alguns tipos de pilhas são produtos altamente prejudiciais ao meio ambiente e, por isso, não devem ser descartados junto com o lixo doméstico e nem com o reciclável. As lâmpadas fluorescentes de uso doméstico e baterias de celular podem ser encaminhadas para os ecopontos, localizados no bairro Portal dos Nobres ou no Paço Municipal, na Rua 1 nº 275, para o descarte correto. As pilhas devem ser descartadas conforme a orientação contida na embalagem. Algumas podem ser descartadas junto com o lixo doméstico e outras devem ser devolvidas ao fabricante.

Maiores informações podem ser solicitadas pelo telefone 3576.9012, no Setor de Vigilância Sanitária.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta