Iniciadas as obras para a revitalização da Praça José Bonifácio

Iniciadas as obras para a revitalização da Praça José Bonifácio

Nesta quinta-feira, dia 02, a c deu inicio a revitalização da Praça José Bonifácio, cartão-postal de Piracicaba com investimento de R$ 95.918,38. Os primeiros serviços para melhoria na praça tiveram início ainda em fevereiro, com poda de árvores, pequenas reformas, manutenção na iluminação e no piso, limpeza, além da remoção do dejeto de pássaros.

De acordo com o projeto da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), as primeiras mudanças serão a demolição da base do Pelotão Ciclístico, da Guarda Civil, localizada em frente à rua São José. Após a demolição será feita a reconstrução do piso hidráulico de onde estava à base e em outros pontos da praça que estejam com problemas.

Outra mudança importante visa à acessibilidade.

Será instalado piso podotátil no techo da praça que liga o ponto de ônibus da rua XV de Novembro até o prédio do Poupatempo, na rua São José. O piso podotátil fornece sinalização adequada para deficientes visuais. Por meio de placas com relevos fixadas no chão, o deficiente visual ou pessoa com baixo índice de visão pode compreender onde se encontra e se locomover de maneira independente pelo local. A avaliação do percurso contou com a colaboração do Comdef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência).

A Praça José Bonifácio foi demarcada no ano de 1784, período no qual o povoado original ainda se encontrava na margem direita do rio (lado do Engenho Central) e foi transferido para a margem esquerda.

Na publicação do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), Piracicaba em Traços e Cores Atuais, com organização e texto do arquiteto e diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, Marcelo Cachioni, com a nova configuração do povoado, houve a necessidade da gestão pública local realizar a demarcação da nova esplanada, local onde se encontrariam os prédios públicos.

Assim, houve a definição do Largo da Matriz, Jardim Público e Largo do Teatro, que posteriormente, após várias transformações, que variam desde seu traçado urbano até ao seu paisagismo, se fundiram, tornando-se a Praça José Bonifácio.

No formato que se tem hoje, foram construídos na praça, além da Matriz de Santo Antonio – primeira igreja oficial ao padroeiro da cidade, a antiga Câmara Municipal e o Teatro Santo Estevão, já demolidos. A Praça José Bonifácio é um dos mais antigos e tradicionais espaços públicos de Piracicaba e faz parte da história cívica dos piracicabanos. Manifestações públicas e monumentos que marcam não só a história dos piracicabanos, mas do país, caracterizam o espaço.

A 1ª fase de obras de revitalização da praça contará, também, com plantio de grama nos berços das árvores existentes ali.

“A Praça José Bonifácio é um dos símbolos de nossa cidade, assim como o rio Piracicaba. Manter um espaço dessa dimensão é um trabalho difícil. A manutenção é constante, mas, com o tempo, aparecem alguns problemas que exigem uma dedicação e investimento maiores para resolução. Estive na praça em fevereiro e falei com taxistas, frequentadores e comerciantes. Ouvi boas sugestões, boas dicas e vamos colocar algumas em prática com a revitalização que vai acontecer em etapas”, afirmou o prefeito Barjas Negri.

Entre as melhorias a serem feitas nas próximas etapas estão à desativação da fonte, aprovada pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba), rebaixamento parcial do canteiro onde fica o playground, aquisição de novos brinquedos (convencionais e inclusivos), instalação de academia ao ar livre, entre outras.

“As ações foram definidas após consultas a diversos segmentos da sociedade, como a Câmara de Vereadores, Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), ADL (Câmara dos Dirigentes Logistas), Igreja, moradores e comerciantes. Também envolveu diversas secretarias – Semtre, Smads, SemacTur, Semob e Ipplap – e está de acordo com a disponibilidade orçamentária da Prefeitura”, explicou o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta