Índice de Confiança do Consumidor Piracicabano se recupera e volta ao patamar de abril/17

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba), subiu em abril, na comparação com março (7,7%), voltando ao patamar de abril de 2017, de 113,4 pontos.

Esse nível do ICC reflete otimismo do consumidor piracicabano. A pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o ICC de Piracicaba estava em um patamar muito alto no início do ano, quando atingiu 131 pontos, destoando da Capital paulista, por exemplo. Em março, o índice teve uma forte queda e agora em abril, está em um patamar mais dentro do esperado para o período. “De uma maneira geral é interessante destacar a recuperação, refletindo as melhores condições da economia, inflação baixa, queda nas taxas de juros e recuperação ainda tímida do mercado de trabalho”, explica o presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella.

O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) subiu 16,4% no mês e 24,2% na comparação com abril/17, chegando a 92,1 pontos.  Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) subiu 4% no mês, mas recuou 9,1% em relação ao ano passado, somando 127,5 pontos.

O ICC é apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba) desde fevereiro de 2017. Os dados são coletados com 601 consumidores no município. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.

Sobre o Sincomércio Piracicaba:

O Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região é o órgão representativo dos empresários do setor do comércio varejista e de serviços de sete cidades – Piracicaba, Águas de São Pedro, Charqueada, Saltinho, São Pedro, Tietê e Torrinha. Fundado em 1942, possui hoje 8 mil contribuintes e é filiado à FecomercioSP, Entidade que administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta