Helicópteros Águia da PM apoiaram as ações do Corpo de Bombeiros em combate ao fogo na Serra de São Pedro
Um grande esforço foi montado para atender a ocorrência de fogo na Serra de São Pedro, que devastou lamentavelmente uma grande área verde e preservada na cidade. O fogo teve inicio na sexta-feira, (11), e foi totalmente contido na quinta-feira, (16).
Para isso, além do Corpo de Bombeiros local, Brigada de Incêndio, servidores da prefeitura, entre outros envolvidos, a ação contou com apoio de operações aéreas e auxílio de dois helicópteros da Policia Militar e um avião, contratado pela prefeitura de São Pedro.
Os helicópteros Águia 02, da Base de Aviação Piracicaba e Águia 13, da Base de Aviação Bauru estiveram na cidade para ajudar no combate ao fogo.
O comandante da base do Corpo de Bombeiros em São Pedro, sargento Ricardo Migatta, estimou nesta quinta-feira, (16), que a área da serra de São Pedro atingida pelo fogo que levou seis dias para ser totalmente extinto queimou área de aproximadamente 168 hectares ou equivalente a 1.680.000 metros quadrados.
“Com imagens de um satélite utilizado pela Polícia Ambiental foi possível estimar esta área. A face sudoeste da serra foi a mais atingida”, disse.
Autoridades não descartam que o fogo tenha sido colocado de forma criminosa. Muitas espécies de arvores foram queimadas e segundo moradores mais próximo da Serra era possível ouvir gritos de macacos e outros animais que fugiam do fogo.
“Podíamos ver animais gritando, fugindo e outros mortos pelo incêndio, foi uma tristeza muito grande, espero que o responsável ou responsáveis por esse crime ambiental e desumano sejam punidos e sirvam de exemplo para pessoas que muitas vezes ateiam fogo nas matas”, comentou José.
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *