Com tema “Meios digitais em ambientes de aprendizagem” Acipi integra 16ª Semana Nacional de Museus

Com tema “Meios digitais em ambientes de aprendizagem” Acipi integra 16ª Semana Nacional de Museus

Com tema “Meios digitais em ambientes de aprendizagem” Acipi integra 16ª Semana Nacional de Museus: Cartaz divulgação

Pelo sexto ano consecutivo, a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), por meio do Memorial do Empreendedorismo, participa da Semana Nacional de Museus, que está na 16ª edição, com atividades interativas entre 14 e 20 de maio.
O tema deste ano proposto pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), que realiza a semana em território nacional, é: “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. O Memorial do Empreendedorismo estará de portas abertas ao público, de 14 a 18 de maio, das 9h às 17h, para visitação monitorada. Para tanto, é necessário agendar as visitas.
No sábado, 19 de maio, às 9h30, no Memorial do Empreendedorismo da Acipi, os interessados poderão participar da palestra gratuita: “O trabalho com games e a importância do lúdico: como pensar as novas relações museais por meio das tecnologias digitais”. Quem estará à frente do bate-papo é a historiadora Marcella Albaine Farias da Costa.
Essa será uma grande oportunidade, sobretudo para profissionais da Educação, de discutir a nova realidade em ambientes de aprendizagem, não só em museus, mas também em outras instituições de ensino. Realidade permeada por meios digitais que, por sua vez, podem e devem ser utilizados de forma adequada e benéfica no processo de instrução.
A diretora do departamento Cultural da Acipi, Celisa Amaral Frias, destaca o papel da entidade na disseminação da Cultura para o desenvolvimento do país.
“A máxima de que os jovens são o futuro do nosso país, apesar de ser considerada um clichê por muitos, é a mais pura realidade. Para pensarmos em uma cidade, em uma comunidade desenvolvida, é preciso investir no desenvolvimento dos jovens e a Cultura faz parte disso. Ela é inerente ao ser humano e se manifesta nos atos mais usuais do dia a dia. Criamos e propagamos Cultura o tempo todo. A Acipi, além de oferecer diversas ferramentas educacionais e profissionais a este público, concede, também,
diversas oportunidades para que eles entendam os processos culturais e que possam absorvê-los e, assim, se tornem pessoas e profissionais altamente capacitados. O Memorial do Empreendedorismo da Acipi é uma fonte inesgotável de informações e eventos, como a Semana de Museus, são portas de entrada para discussões e multiplicação de conhecimento”, explica Celisa.
Para participar do encontro no dia 19 é preciso confirmar presença, bem como as visitas monitoradas devem ser agendadas.
Semana de museus: Todos os anos, desde 2013, o Memorial do Empreendedorismo da Acipi participa da Semana Nacional de Museus, realizado pelo Ibram.
Atividades especiais em espaços culturais são realizadas com o intuito de promover a discussão sobre cultura, memória, história, patrimônio e etc. A cada ano, a Semana de Museus comprova, também, ser uma grande oportunidade de divulgação dos espaços, recebendo e ampliando o número de visitas e participantes.
Memorial do Empreendedorismo: Desde 2012, criativo e repleto de recursos tecnológicos, o Memorial do Empreendedorismo da Acipi mantém viva a história de Piracicaba e permite que os observadores interajam com o conteúdo exposto. Fotos, artigos, anúncios, linha do tempo, piso interativo, objetos de época e pinturas compõem o espaço, que pode ser visitado por meio de agendamento. Novidades do Memorial são divulgadas constantemente nas mídias sociais. Acompanhe: facebook/memorialacipi e memorialacipi.wordpress.com
Serviço: Saiba mais e inscreva-se: 3417-1766, ramal 736, ou mande um e-mail
para memorial@acipi.com.br

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta