Campanha de vacinação contra o sarampo segue no mês de agosto em Charqueada

Campanha de vacinação contra o sarampo segue no mês de agosto em Charqueada

Iniciou no dia 15 do mês passado (julho) a segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo.

De acordo com o calendário do Ministério da Saúde, o término desta fase será agora no dia 31 de agosto.

Está sendo administrada a vacina tríplice viral (SCR) que, além do sarampo, também protege contra caxumba e rubéola, e estará disponível nas cinco unidades básicas de saúde de Charqueada.

Nesse período, será intensificada a vacinação no público-alvo que são crianças com seis meses a adultos de 29 anos. Nessa faixa etária a pessoa deve ter obrigatoriamente duas doses constatadas na caderneta de vacinação. Vale lembrar que crianças de seis meses a 11 meses recebem a dose zero, a qual não é válida para a cobertura vacinal – mas indispensável para controlar a doença.

Já o público de 30 a 49 anos deve receber a vacina indiscriminadamente, ou seja, não é necessário olhar as cadernetas de vacinação, pois todos dessa faixa etária devem receber a vacina.

Devido a atual situação de pandemia, as unidades utilizam estratégias para evitar aglomerações de pessoas e evitar o contágio da Covid-19.

No posto de saúde do Centro as vacinas estão sendo realizadas de terça e quarta-feira no período das 8h às 11h para crianças de seis meses a cinco anos e todas as tardes das 13h30 às 16h para pessoas de seis a 49 anos.

Já na UBS Alvorada as vacinas estão sendo realizadas às segundas-feiras das 8h às 11h para crianças de seis meses a cinco anos e às segundas, quartas e quintas feiras, das 13h30 às 15h30 para pessoas de seis a 49 anos.

No posto de saúde do Bairro Santa Luzia as vacinas estão sendo realizadas às segundas-feiras das 7h30 às 11h para crianças de seis meses a cinco anos e às segundas feiras das 13h às 15h30 para pessoas de seis a 49 anos.

No posto de saúde do Bairro Recreio as vacinas estão sendo realizadas às quintas-feiras das 7h30 às 11h para crianças de seis meses a cinco anos e às quintas-feiras das 13h às 15h30 para pessoas de seis a 49 anos.

No posto de saúde do Bairro Paraíso as vacinas estão sendo realizadas às sextas-feiras das 7h30 às 11h para crianças de seis meses a cinco anos e às sextas feiras das 13h às 15h30 para pessoas de seis a 49 anos.

A vacina tríplice viral (SCR) para crianças são realizadas no mesmo dia e horário pelo motivo que o frasco que a Saúde recebe apresenta dez doses da vacina com duração de validade de seis horas após aberto e também porque é uma campanha de intensificação.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta