30ª Mostra Almeida Júnior na Pinacoteca de Piracicaba

Desde o dia (4) deste mês, setenta obras de 32 artistas podem ser vistas na 30ª edição da Mostra Almeida Jr., na Pinacoteca Miguel Dutra.

A exposição é realizada pela Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos (APAP), em parceria com Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e segue até o dia 31.

Os trabalhos expostos foram produzidos com técnicas em óleo e acrílica sobre tela, escultura, grafite sobre papel, patchwork, escultura com papel machê e fotografia. Neste ano, a exposição homenageará (in memorian) a artista Laura Gonçalves Pezzoto.

Na categoria acadêmica receberam prêmios João Caravita, pelo conjunto às Margens do Piracicaba, Fazenda Santa Rosa e Belezas do Piracicaba ganhador da medalha de ouro. Rocco Capuito com a obra A Prece, medalha de prata. Sonia Piedade, com Àrdua Tarefa, levou o bronze. Ivânia Tanaka, Sonia Piedade e Sonia Torrezan faturaram menções honrosas, com Série Noites Piracicabanas, O Entalhador e O escultor e Ester, respectivamente.

Os vencedores em contemporâneo foram Maria Gobet com as obras Por Onde Passei e Despedida com medalha de ouro; Melissa Oliveira pelo conjunto Primavera para Remédios, O Processo e De Mucha Dali a Lempicka, levou o prata; Cledimar Rodrigues, com as obras Âmago e Caminhando, medalha de bronze. As menções honrosas foram para Vera Gutierrez, com Barco no Piracicaba; Arlete Brito, com Eles Passarão e João Mattos, com o conjunto Adoração, Contemplação e Reverência.

Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, a Mostra Almeida Jr. é tradição no universo das artes plásticas em Piracicaba, que já tem salões de renome, como o Belas Artes e o Arte Contemporânea.

“A mostra também presta uma homenagem justa a José Ferraz de Almeida Júnior, aclamado pintor que nasceu em Itu e faleceu em Piracicaba em 1899”, ressalta.

“Para nós da Apap que sempre buscamos promover a arte, chegar à 30ª edição nos dá a sensação de dever cumprido. São trabalhos com técnicas variadas que contemplam qualidade e encantamento”, comenta João Benatti, presidente da APAP.

A Pinacoteca Miguel Dutra, fica na Rua Moraes Barros, 233, Centro e o telefone é (19) 3433-4930.

A visitação acontece de segunda à sexta, das 08h00 às 17h00 e aos sábados e domingos, das 14h00 às 18h00, sempre com Entrada Gratuita.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta