Vereadores apresentam PL para garantir uso de lâmpadas de diodo emissor de luz (LED) em novos loteamentos e empreendimentos imobiliários de Saltinho

Nesta semana, os vereadores de Saltinho, Paulo Roberto da Silva, conhecido como Professor Paulo (Podemos), Amadeu Soares da Silva Junior (PSDB) e Luiz Alberto Manesco, o Tute (Cidadania), apresentaram o Projeto De Lei nº 38/2021 que “Dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de lâmpadas de diodo emissor de luz (LED) na rede de iluminação pública em novos loteamentos e empreendimentos imobiliários no município de Saltinho”.

Através do PL, fica instituída a obrigatoriedade para os novos loteamentos e empreendimentos imobiliários no Município de Saltinho utilizarem lâmpadas de diodo emissor de luz (LED) na rede de iluminação pública.

Segundo o PL, compreende-se por rede de iluminação pública os equipamentos e aparelhos utilizados para realizar a iluminação de vias, logradouros e demais bens públicos, incluindo praças, parques, jardins, monumentos e assemelhados.

Os vereadores destacaram que são diversos os benefícios das lâmpadas de LED, como queda do consumo de energia, maior durabilidade, entre outros.

“Nos dias atuais é cada vez mais comum o uso da tecnologia de diodos emissores de luz (LED) em diversos equipamentos eletrônicos, como televisores, semáforos, telefones celulares e até mesmo para a iluminação de ambientes. A substituição das lâmpadas convencionais pela iluminação de LED é uma forte tendência, em virtude das vantagens relacionadas a durabilidade e consumo de energia. Isto porque a energia consumida pelo LED é revertida em iluminação e não em calor, evitando-se assim o desperdício de energia”, destacaram. “A iluminação LED não emite radiação IV/UV, o que evita danos à pele, plantas e também objetos ou produtos expostos como roupas, calçados, móveis, decorações e obras de arte. O LED não possui em sua composição metais pesados como chumbo e mercúrio, desta forma não há necessidade de um descarte especial como as lâmpadas fluorescentes”, completaram os vereadores.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta