Saltinho terá coleta seletiva de lixo

Saltinho terá coleta seletiva de lixo

O Município de Saltinho com o objetivo de reduzir a quantidade de lixo produzido, incentivar o reaproveitamento e a reciclagem de materiais e auxiliar na preservação dos recursos naturais, passará a ter coleta seletiva de lixo a partir da próxima segunda-feira, dia 17 de agosto.

O trabalho, realizado no sistema “porta-a-porta” será efetuado pela Cooperativa Reciclador Solidário de Piracicaba, empresa que foi legalmente constituída em 2003, e que presta serviço de coleta seletiva, triagem e destinação correta dos materiais recicláveis.

A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Ariella Montebello reforça à população que é importante que cada um faça sua parte. Para isso, é fundamental que todos colaborem, disponibilizando os materiais na data correta de recolhimento.

Ainda de acordo com a diretora do Departamento de Meio Ambiente, a implementação do programa de coleta seletiva demonstra a preocupação do governo municipal com a gestão dos resíduos sólidos

“Este novo formato de recolhimento prevê a separação do lixo em reciclável (seco) e rejeito (comum), sendo que os resíduos deverão ser colocados em sacos separados e depositados nos locais indicados apenas nos dias e horários de coleta”.

Em Saltinho, o Caminhão da Coleta Seletiva passará de casa em casa, todas as segundas-feiras, a partir de 17 de agosto de 2020.

As categorias dos materiais que podem ser disponibilizados à Coleta Seletiva são:

Papel: revistas, jornais, cadernos, listas, caixas de papel e papelão, embalagem Tetra Pak.

Vidros: garrafas em geral, frascos de embalagens de perfumes, de produtos de higiene e limpeza, copos e cacos (protegidos com papel).

Plásticos: garrafas de água e refrigerante (PET), sacos, tubos, brinquedos, utensílios de plásticos e embalagens de produtos de limpeza e higiene.

Metal: latas de bebidas, de alimentos em conserva, bacias, baldes, panelas (sem cabo), objetos de ferro, bronze, alumínio, aço, cobre e latão.

Lixo orgânico e rejeitos (enviar para coleta comum): casca de frutas e legumes, sobras de comida, pó de café, folhas, pó de varrição, tocos de cigarro, fotografias, papel higiênico, fraldas e papel de fax.

Dicas úteis: 1 – Não separar cada tipo de material reciclável, podendo ser colocados todos em um mesmo saco/sacola; 2 – Os materiais devem estar limpos e secos, sem resto de produtos; 3 – Utilizar recipiente grande exclusivo para os recicláveis e armazená-los até o dia da Coleta e 4 – colocar o saco com os recicláveis na calçada, em frente à sua casa, somente no dia da Coleta.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta