Saltinho supera meta do Ministério da Saúde na Campanha de vacinação contra a Influenza

Saltinho supera meta do Ministério da Saúde na Campanha de vacinação contra a Influenza

Mais um importante resultado na área da Saúde no Município de Saltinho. Os dados da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza, realizada no Município e que teve como público alvo idosos e trabalhadores da saúde, mostram que a ação foi concluída com sucesso.

De acordo com o “vacinômetro”, ferramenta do Ministério da Saúde que mede a porcentagem de vacinação dos municípios, em Saltinho os índices de vacinação para idosos e profissionais da Saúde foram de 103,95% e 119,57% respectivamente. A meta do Ministério da Saúde é de vacinar pelo menos 90% do público-alvo.

O prefeito de Saltinho, Carlinhos Lisi, parabeniza toda a equipe do Departamento de Saúde, sob responsabilidade da diretora Patrícia Ruschel pelo excelente resultado obtido, que coloca o município entre aqueles que têm os melhores índices de cobertura vacinal no país.

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação começou em 23 de março. A ação foi antecipada neste ano para ajudar na identificação de pacientes com Coronavírus. É importante lembrar que a imunização não tem eficácia contra o Coronavírus, mas como alguns sintomas da doença são comuns aos da gripe, a medida facilita os diagnósticos por exclusão. Infelizmente, ainda não há vacina contra a Covid-19.

O Prefeito também agradece aos idosos e profissionais da Saúde vacinados, pela consciência da real importância da vacinação. Diante do preocupante quadro da pandemia de Coronavírus, Carlinhos Lisi segue reforçando junto à população o engajamento nas orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, principalmente quanto a evitar aglomerações, mantendo o isolamento social e ao cuidado com a higiene das mãos.

Segunda etapa da Campanha de Vacinação:

A próxima etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza começou em 16 de abril e vai imunizar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

O Departamento de Saúde informa que para a vacinação é necessário levar documento com foto, a carteira de vacinação e, para pacientes crônicos – apresentar receita ou prescrição médica atualizada.

Doenças crônicas são aquelas de progressão lenta e longa duração, que muitas vezes levamos por toda a vida. Podem ser silenciosas ou sintomáticas, comprometendo a qualidade de vida. Nos dois casos, representam risco para o paciente.

Entre as principais estão: doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas (bronquite, asma, DPO, rinite), hipertensão, câncer, diabetes e doenças metabólicas (obesidade, diabetes, dislipidemia).

Proteção:

A vacina contra a gripe, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

A Unidade Mista de Saúde de Saltinho atende na rua Professor Paulo da Silva Coelho, 637 – Centro. O telefone é o (19) 3439-7710.

Informe sobre o Coronavírus:

Ainda sobre o Coronavírus, o Departamento de Saúde de Saltinho informa que ainda não há casos suspeitos e confirmados da COVID-19, o que mantém o Município entre os poucos na região que não tem casos da doença.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta