Parceria entre Prefeitura e Escola leva para conhecer a Casa + Sustentável

Parceria entre Prefeitura e Escola leva para conhecer a Casa + Sustentável

Na segunda-feira, 13 de dezembro, os alunos do 3º ano A do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Manoel Dias de Almeida, acompanhados das assessoras do Departamento de Meio Ambiente, Saneamento Básico e Agricultura de Saltinho, Aline Leite e Ariella Montebello visitaram a Casa + Sustentável.

O espaço, localizado na cidade de Americana, possui 12 ambientes, com instalações interativas, que convidam o público a aprender sobre o uso racional de recursos naturais, sobre a gestão de resíduos e sobre o consumo sustentável de alimentos, entre outros temas.

Durante a visita, os alunos conheceram o espaço interativo Casa + Sustentável, desenvolvida pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), onde foi possível vivenciar uma experiência marcante por meio de tecnologias interativas que possibilitaram uma aprendizagem mais significativa, que demonstram que, como ser mais sustentável pode ser simples. O percurso feito pelos estudantes também visa reforçar a importância de utilizar os recursos naturais com mais consciência, verificando maneiras de fazer um uso racional da água, de usar com segurança, evitando o desperdício de energia elétrica, reduzindo a geração e melhorando a destinação dos resíduos, consumindo alimentos de maneira mais sustentável e, com isso, gerando menos impactos negativos sobre o Meio Ambiente e a Sociedade.

A Casa + Sustentável é um espaço interativo, lúdico e inovador que tem o objetivo de promover a sustentabilidade e o consumo consciente de água e de energia elétrica.

A visita consiste em uma ação final do projeto idealizado em parceria entre a Escola Estadual e a Prefeitura de Saltinho, por meio do Departamento de Meio Ambiente, Saneamento Básico e Agricultura, a qual foi viabilizada com o apoio do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social.

Este projeto, realizado ao longo do ano letivo de 2021, é parte da disciplina ministrada pela professora Elizabel Augusto, que teve como eixo principal a Educação Ambiental com enfoque nos resíduos sólidos. Os alunos desenvolveram uma série de atividades, as quais lhes renderam a nomeação de “Agentes Ambientais Estudantis” pelo Departamento de Meio Ambiente.

A mediação entre a escola Estadual e o Departamento de Meio Ambiente, Saneamento Básico e Agricultura ficou a cargo do professor e vereador Paulo Roberto da Silva.

O Município de Saltinho é membro do Consórcio PCJ e, através do Departamento de Meio Ambiente, enfatiza que ações como essas são de suma importância, reconhecendo o papel da educação como uma das melhores formas para que os jovens multipliquem boas práticas ambientais.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta