Departamento de Meio Ambiente divulga balanço da primeira semana da Coleta Seletiva Solidária em Saltinho

Departamento de Meio Ambiente divulga balanço da primeira semana da Coleta Seletiva Solidária em Saltinho

Atividade ocorre toda a segunda-feira e conta com a colaboração da população

A Prefeitura de Saltinho, através do Departamento de Meio Ambiente divulgou o balanço do primeiro dia de operação da Coleta Seletiva Solidária.

O levantamento foi realizado através de acompanhamento realizado junto à Cooperativa Reciclador Solidário, empresa responsável pela Coleta no Município

O serviço, executado no sistema “porta-a-porta” contabilizou a coleta de 2 toneladas de materiais, dado que, segundo a projeção do Departamento de Meio Ambiente demonstra a participação em torno de 40% da população no dia de estreia da coleta, 17 de agosto.

A diretora de Meio Ambiente de Saltinho, Ariella Montebello, destaca o engajamento da população e prevê números ainda melhores nas próximas semanas. O resultado também considerado positivo pelas servidoras da Cooperativa.

Para isso, a Prefeitura e a Cooperativa, através de suas equipes distribuíram folders informativos em todas as casas, o que colaborou para a divulgação e consequente participação da população.

A divulgação também foi realizada através de entrevista na rádio Studio FM (107,9 Mhz) e na página do facebook do Departamento de Meio Ambiente.

A diretora de Meio Ambiente informou também que alguns moradores colocaram o reciclado misturado com comida e folhas secas e por esse motivo, esses lixos não foram coletados.

Ariella acrescentou que os trabalhos de divulgação da Coleta Seletiva serão intensificados nos bairros: Jardim Torrezan, São Judas Tadeu, Nova Colina e Nova Saltinho, que tiveram adesão menor ao primeiro dia de recolhimento.

Em Saltinho, o Caminhão da Coleta Seletiva passará de casa em casa, todas as Segundas-feiras.

As categorias dos materiais que podem ser disponibilizados à Coleta Seletiva são:

PAPEL: revistas, jornais, cadernos, listas, caixas de papel e papelão, embalagem Tetra Pak.

VIDROS: garrafas em geral, frascos de embalagens de perfumes, de produtos de higiene e limpeza, copos e cacos (protegidos com papel).

PLÁSTICOS: garrafas de água e refrigerante (PET), sacos, tubos, brinquedos, utensílios de plásticos e embalagens de produtos de limpeza e higiene.

METAL: latas de bebidas, de alimentos em conserva, bacias, baldes, panelas (sem cabo), objetos de ferro, bronze, alumínio, aço, cobre e latão.

LIXO ORGÂNICO E REJEITOS (enviar para coleta comum): casca de frutas e legumes, sobras de comida, pó de café, folhas, pó de varrição, tocos de cigarro, fotografias, papel higiênico, fraldas e papel de fax.

DICAS ÚTEIS:

1-            Não separar cada tipo de material reciclável, podendo ser colocados todos em um mesmo saco/sacola;

2-            Os materiais devem estar limpos e secos, sem resto de produtos;

3-            Utilizar recipiente grande exclusivo para os recicláveis e armazená-los até o dia da Coleta;

4-            Colocar o saco com os recicláveis na calçada, em frente à sua casa, somente no dia da Coleta.

A Prefeitura de Saltinho, através do Departamento de Meio Ambiente do município conta com a colaboração de toda a população, na disponibilização dos materiais.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta