UFSCar abre vagas em grupo de apoio a gestantes e familiares

UFSCar abre vagas em grupo de apoio a gestantes e familiares

Encontros gratuitos são online e abordam temas como gestação, parto, pós-parto, amamentação, rede de apoio e outros

Estão abertas as inscrições para pessoas interessadas em participar do Grupo de Apoio a gestantes e familiares, promovido pelo projeto de extensão “Atendimento e apoio à gestação, parto, amamentação e maternagem saudáveis”, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Serão realizados encontros online semanais, a partir de 23 de março, para tratar de diversos temas presentes no cotidiano de gestantes, puérperas e suas famílias. A atividade é gratuita, oferta 30 vagas para gestantes, seus parceiros ou parceiras e familiares, e as inscrições já estão abertas.
O projeto é coordenado por Jamile Bussadori, docente do Departamento de Enfermagem (DEnf) da Instituição, e conta com as professoras Monika Wernet, Natália Salim e Natália Stofel, também do DEnf, e com Alana Fornereto Gozzi, docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade. O grupo também tem a participação de alunas de graduação e pós-graduação em Enfermagem e Terapia Ocupacional da UFSCar. A iniciativa começou em 2013, promovendo atividades presenciais, mas, desde 2020, em virtude da pandemia, as atividades têm sido realizadas remotamente, permitindo inclusive a participação de mulheres de vários lugares do Brasil e do exterior.
O principal objetivo do grupo é o acolhimento às gestantes e suas famílias, além da promoção da Educação em saúde na gestação e pós-parto. “A principal importância do projeto para as mulheres e suas famílias seria um espaço de diálogo e troca de saberes entre elas e também com os profissionais de saúde, o que favorece a autonomia feminina para escolhas conscientes em relação à gestação, parto, amamentação e parentalidade”, define Jamile Bussadori. Além disso, a coordenadora da atividade explica que, ao longo dos anos, observou-se a potencialidade do grupo em criar uma rede de apoio entre as participantes, uma vez que, com interesses comuns, acabam dando muito suporte e dicas umas às outras.
Além dos encontros semanais promovidos pelo Google Meet, será organizado um grupo por whatsapp com as participantes para que troquem experiências e possam criar uma rede de apoio, além de ser um canal de comunicação entre as participantes e a equipe de profissionais e bolsista.

Temas abordados
Dentre as temáticas trabalhadas nos encontros virtuais estão: gestação, abordando planejamento familiar, dicas e truques para desconfortos comuns da gravidez e acompanhamento do pré-natal; parto, tratando de tipos e local do parto, escolha da equipe (doulas, enfermeiras obstetras, médicos, fisioterapeuta), parto em tempos da pandemia, trabalho de parto e métodos de alívio da dor. Sobre o pós-parto, o grupo aborda o puerpério, encontro e cuidado consigo mesma, criação da rede de apoio, orientações ergonômicas e volta ao trabalho. A amamentação também é abordada e são trabalhadas questões que envolvem o preparo da mulher e da família para esse momento e dicas para os desafios. Além disso, o grupo também fala sobre parentalidade, por meio de temáticas como apego e rede de apoio, e sobre os procedimentos envolvidos no nascimento, cuidados com o bebê (banho, coto umbilical, fraldas etc), cólicas e assadura.

Inscrições
As pessoas interessadas em participar da turma que se iniciará no dia 23/3 devem enviar e-mail para grupoatendimentoeapoio@gmail.com. Mais informações podem ser solicitadas pelos e-mails grupoatendimentoeapoio@gmail.com ou jamile@ufscar.br, ou acessadas no Instagram do Grupo (https://bit.ly/3v2abYx).

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta