Veterinário alerta para surto de Cinomose

Breno Henrique Zani, Médico Veterinário CRMV SP 32.381, que trabalha na Agropecuária Ideal em São Pedro alerta a população para a evolução de um possível surto de Cinomose em São Pedro.

Segundo informações do profissional, foram diagnosticados 10 casos positivos e sete animais tiveram que ser sacrificados devido a doença.

Alguns mitos como a falta de medidas preventivas, falha no diagnóstico, assim como o tratamento tardio, fazem com que essa doença cause um número acima da normalidade de óbitos.

A cinomose é uma doença causada por um vírus, e atinge principalmente cães filhotes não vacinados, ou imunossuprimidos.

Os sintomas podem variar como: Vômitos, diarreias, tosse, descarga purulenta (catarro) nos olhos e narinas, ou até mesmo problemas urinários, podendo ou não ter febre, e evolui pra sintomas neurológicos, como tremores, incoordenações e convulsões.

Veterinário aleta para surto de Cinomose. Foto Sergio Marques

Veterinário aleta para surto de Cinomose. Foto Sergio Marques – Foto: JR

Ao contrário do que muitos pensam, a cinomose tem cura sim, e o sucesso do tratamento depende da precocidade do diagnostico.

Em alguns casos se faz necessário a eutanásia do animal, porem essa medida não deve ser utilizada de forma cômoda como método de controle da doença.

Na Agropecuária Ideal, trabalhamos com vacinas nacionais e importadas, farmácia veterinária completa e diagnóstico de qualidade, como: teste rápido, e exames laboratoriais. Nossa prioridade é a prevenção e um tratamento de qualidade.

A Agropecuária Ideal possuí atendimento veterinário de segunda a sábado, das 7 ao meio dia.

Cuide do seu pet, venha nos fazer uma visita…

Rua Coronel Aristeu de Andrade, 562 – Bairro Palu – fone: (19) 3481-3034

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta