Tradicional Missa do Cio da Terra em Torrinha

A tradição, que é passada de geração em geração, supera a cada ano o número de pessoas presentes. No ano de 2017 o público estimado foi de  duas mil pessoas.

O turismo religioso é hoje um dos grandes atrativos na cidade durante todo o calendário.

Um dos eventos mais tradicionais do calendário torrinhense, a Missa “Cio da Terra” acontecerá no dia 25 de novembro, um domingo, às 10h00, no Mosteiro do Paraíso em Torrinha.

O evento é uma demonstração de solidariedade, gratidão e fé dos produtores rurais, que doam parte do que é produzido durante o ano.

Nas cestas são doados variados tipos de alimentos, como frutas, verduras, legumes, inclusive animais. Durante a cerimônia o café é torrado e servido no próprio local.

A entrega das “primícias” é uma forma de agradecimento e pedido para que a terra continue dando bons frutos. A  missa será celebrada no Santuário da Figueira, local ao ar livre é uma das principais atrações no Mosteiro pela beleza e o naturalismo do templo.

Durante a celebração é preparado o café, os grãos são torrados e moídos e ao final da celebração ele é preparado e servido aos fiéis.

Pe. Nilton, que é do mosteiro, explica a importância religiosa do evento.

“A missa “Cio da Terra” é uma troca de dons da terra e dons do céu entre os homens de Deus”, afirma o Pe. Nilton.

Após a Missa haverá almoço com comidas típicas no salão de festas.

O Mosteiro fica no bairro rural do Paraíso e nos últimos anos com a remodelação de sua estrutura, tem sido um dos locais mais procurados por quem busca contemplação da natureza, devoção e fé, além de poder saborear o melhor café do Estado de São Paulo.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta