Torrinha recebeu o Certificado “Município VerdeAzul”

Torrinha recebeu o Certificado “Município VerdeAzul”

Na quinta-feira da semana passada, dia 05, o Prefeito de Torrinha, Ronaldo Gasparelo (Podemos), acompanhado do Diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Bento Carlos Botteon participou em São Paulo no evento de premiação das ações sustentáveis do “Programa VerdeAzul”.

O evento contou com a presença do Governador do Estado, João Dória, do Secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Rodrigues Penido, do Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, José Walter Figueiredo Silva, que é coordenador do Programa Município “VerdeAzul”, entre outras autoridades.

O município de Torrinha ocupou a 143ª posição dentre as 645 cidades do Estado e levou a nota 62,69 que é medida de 0 a 100.

O Prefeito Ronaldo Gasparelo falou sobre a premiação e destacou o intenso trabalho realizado pela administração deste o início de sua gestão.

“Este resultado significa que nosso município está entre os líderes do ranking deste programa que tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios. Em nossa gestão temos inovado e criado muitas ações de preservação ao meio ambiente e também de sustentabilidade. Não podemos esquecer do intenso trabalho do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, no qual parabenizo o Diretor Bento e o Assessor de Meio Ambiente, Gelson Donizete Candido que contribuíram e muito para que ocupássemos essa posição. Mas o trabalho em prol do Meio Ambiente não pode parar, há muito o que fazer para assim galgarmos melhores colocações”, ressaltou o prefeito Ronaldo Gasparelo.

Atualmente, os municípios participantes colocam em prática 85 tarefas divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local com base em temas estratégicos como Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; e Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

“Nós temos o dever de fomentar políticas públicas de desenvolvimento sustentável. Este programa nos aproxima das prefeituras para entendermos suas demandas e unirmos esforços. É a oportunidade de inovar e disseminar ações entre as cidades”, afirmou o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Em 2019, foram capacitadas 384 pessoas em 151 municípios nas diversas regiões do estado.

Durante os trabalhos, os interlocutores votaram sobre a mudança do calendário do programa para evitar coincidência de datas com as eleições municipais.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta