Torrinha conquista caminhão para Coleta Seletiva

A cidade de Torrinha recebeu na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, na Capital, um caminhão para o uso na Coleta Seletiva, o anuncio aconteceu na sexta-feira dia 6 de novembro.

O novo veículo deve chegar em 2016 vai servir para a ampliação da coleta seletiva e foi conquistado graças à classificação da cidade entre as 20 melhores do Programa Município Verde e Azul do Governo do Estado em 2014.

Os membros do departamento de Agricultura & Meio Ambiente, Júnior Gabini e Márcio Câmara junto ao vice-prefeito, Gil Botteon, assinaram o convênio.

A opção pelo caminhão como prêmio pela colocação era um projeto antigo do município e que vai, inclusive, contar pontos para a disputa do Prêmio nos próximos anos.

O novo serviço de coleta seletiva vai possibilitar ao município estruturar, ampliar e até gerar empregos através da reciclagem. Em julho, o então diretor Leandro Gava havia entregado um pedido solicitando o veículo para a Secretária Adjunta do Meio Ambiente, Cristina Maria do Amaral Azevedo no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na USP.

“A coleta seletiva é muito importante para o meio ambiente, não apenas para o meio ambiente, mas para que nossa população tenha uma melhor qualidade de vida. Vamos diminuir custos e gerar renda para as famílias que atuarem diretamente na coleta seletiva, outra importante consequência que devemos ressaltar é iremos diminuir a quantidade de matéria prima que hoje é desperdiçada e depositada no aterro sanitário”, destacou o representante do Departamento, Márcio Câmara.

A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de materiais como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados nas residências e posteriormente em centrais de triagem que podem ser reutilizados ou reciclados. Nas residências as pessoas devem separar os matérias que são classificados como lixo seco, tudo que pode ser reaproveitado e lixo úmido, que deve ser encaminhado para aterro sanitário, explica.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta