Adesão de São Pedro no “Programa Amo a Serra” conta com a participação do Prefeito de Torrinha

Adesão de São Pedro no “Programa Amo a Serra” conta com a participação do Prefeito de Torrinha

Nesta terça-feira, 9, o prefeito de Torrinha, Renne Blumer, acompanhado da vice-prefeita – Rose Vasselo e da Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, participou da adesão do Município de São Pedro ao protocolo de intenções ao “Programa Amo a Serra”, assinado pelo prefeito O prefeito Thiago Silva.

O “Programa Amo a Serra”, idealizado pelo Jornalista Carlos Nascimento que tem uma propriedade na divisa dos municípios de Santa Maria da Serra e Torrinha, tem como principal objetivo minimizar os focos de incêndios florestais e suas principais consequências aos produtores rurais e à conservação da flora e fauna nativa nos limites dos municípios.

Na ocasião da assinatura Thiago Silva falou sobre o momento e sua importância.

“Esse é um tema muito importante para combater uma situação que este ano se assemelhou a uma verdadeira guerra: os incêndios florestais. Vivenciamos na prática a importância da união, não apenas das Prefeituras, como da iniciativa privada, que mostrou muita sensibilidade ao oferecer apoio fundamental no combate às chamas que consumiram mais de 300 equitares em São Pedro nesse ano”, lembrou o prefeito Thiago Silva.

O novo momento vivido pelas administrações municipais foi citado por Zani. “Os prefeitos estão engajados em medidas para o desenvolvimento da região e não apenas dos municípios. A criação da Região Metropolitana reforça a importância das parcerias, que sentimos na prática quando precisamos de apoio da Prefeitura de São Pedro para combater o fogo em Santa Maria” disse o prefeito.

“São Pedro forneceu o que tinha de melhor: os equipamentos e a boa vontade”, afirmou Zani.

O evento, realizado na Secretaria de Turismo de São Pedro, teve início a apresentação de um vídeo do jornalista Carlos Nascimento, idealizador do movimento Amo a Serra.

“Não podemos perder um patrimônio tão importante como é a serra, a nossa moradia. Agora é hora de planejarmos ações para evitara devastação. Os frutos de parcerias realizadas estão começando a surgir e há mais por vir”, destacou Nascimento, que é dono de uma propriedade rural na divisa dos municípios de Santa Maria da Serra e Torrinha. Natural de Dois Córregos, Nascimento frequenta a região da serra desde os 11 anos, quando fazia viagens de trem.

Além de Renne Blumer e Thigo Silva, o prefeito, Josias Zani Neto, de Santa Maria da Serra, secretários, representantes do Corpo de Bombeiros, do vereador Carlos Eduardo de oliveira – Du Sorocaba, Presidente da Câmara Municipal de São Pedro, dos vereadores, Adilson de Jesus – Branco e Albino Antunes – Índio, estiveram presentes.

 “O combate aos incêndios florestais é uma luta que travamos anualmente contra a destruição de mananciais, flora e fauna. A sociedade precisa se organizar e reagir. Por isso é importante juntarmos forças é um prazer participar dessa somatória de esforços entre os municípios.

“Construímos aceiros, nossa diretora de Meio Ambiente Beatriz Savio, fez e continua a fazer um trabalho brilhante, esteve na frente de trabalho combatendo o fogo, pegou em pranchas e equipamentos, trabalhou e graças a DEUS, conseguimos minimizar os incêndios que antes aconteciam em proporções maiores. Montamos uma brigada civil que tem a participação de funcionários públicos e civis, oferecemos cursos em parceria com o Corpo de Bombeiros, a quem externo a minha gratidão”, destacou o prefeito Rene Blumer.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta