SENAC em parceria com Prefeituras de Águas São Pedro e São Pedro promovem campanha de doação de sangue

Campanha será realizada no próximo sábado

No próximo sábado, dia 17, o Centro Universitário SENAC – Águas de São Pedro, em parceria com os municípios de São Pedro e Águas de São Pedro, através de suas Secretarias Municipal de Saúde, realizam campanha de doação de sangue para ajudar no abastecimento do estoque de bolsas de sangue no Hemonúcleo de Piracicaba.

A campanha será realizada das 8 às 12 horas, no campus.

O Hemonúcleo de Piracicaba, banco de sangue da cidade, atende os municípios da DRS-X de Piracicaba, na distribuição de bolsas para cerca de 14 hospitais e atendimento a pacientes de outras localidades que se dirigem até lá. A unidade tem como meta receber de 60 a 70 doações diárias, o que nem sempre acontece.

Segundo a assistente social Kelly Cristina Borges, responsável pelo Hemonúcleo, o fato se deve à falta de regularidade nas doações.

Ela explica que iniciativas assim são importantes para ampliar consideravelmente o estoque, pela sensibilização e alcance das pessoas.

Somando esforços, do Centro Universitário SENAC- Águas de São Pedro e das Secretarias de Saúde, visam resgatar a doação de sangue em Águas de São Pedro e ajudar no alcance da meta do evento, que é atingir 130 doações.

Cícera Carla Bezerra da Silva, diretora do Centro Universitário SENAC- Águas de São Pedro, comenta que além de um cunho social, essa iniciativa tem proposta educacional.

“Ações como essa sensibilizam e estimulam colaboradores, professores, alunos e os moradores da cidade e da região a criar o hábito da doação e se solidarizar com o próximo.”, afirma ela.

São requisitos para doar:  Ter entre 18 e 69 anos; se maior de 60 anos, deve ter realizado doação antes desta idade; se menor de idade, ter consentimento dos pais e responsáveis; terem acima de 50 quilos; Estarem descansado pelo menos 6 horas antes; Não realizar nenhum esforço físico intenso pós a doação;  Não estar em jejum (evitar alimentos gordurosos 24 horas antes da doação); Não estar tomando medicamento e Não fumar 2horas antes e 2horas após a doação.
O SENAC lembra ainda que não pode doar sangue; Se tiver gripe, resfriado, febre ou qualquer tipo de infecção; Se for portador de doenças infectocontagiosas, malária ou doença de chagas; Se for etilista crônico ou tiver ingerido bebida alcoólica há menos de 24horas; Se tiver contraído hepatite após os 10 anos de idade; Se tiver tido convulsão na idade adulta; Se estiver grávida, em pós-parto (até seis meses) ou estiver amamentando e Ter realizado endoscopia em menos de 6 meses.

O Hemonúcleo de Piracicaba funciona nas dependências da Santa Casa e atende de segunda a sexta-feira das 7h30 às 13h30. O telefone de contato é o (19) 3422-2019.

Maiores informações podem ser obtidas junto a Unidade Básica de Saúde, sito a rua: Antonio Feijó nº 52- centro – Águas de São Pedro ou pelos telefones (19) 3482-2500 ou 3482-1325

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta