Secretário Estadual de Turismo se reúne com Cidades Estâncias em Brotas

Na última sexta-feira (13), no Centro de Estudos do Universo de Brotas, Prefeitos, Secretários de Turismo, representantes do COMTUR de 25 cidades Estâncias do Estado de São Paulo, Diretor Executivo da APRECESP Carlos Fernando Zuppo, Diretor do DADE Antonio Vaz Serralha e o Secretário Estadual do Turismo Laércio Benko participaram de encontro técnico, em que foram discutidas novas diretrizes sobre a liberação de recursos do DADE, Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias de São Paulo. A reunião foi organizada pela APRECESP – Associação das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo e contou com apoio da Secretaria de Estadual de Turismo e Prefeitura da Estância Turística de Brotas. Prestigiou o evento o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá.

O Encontro foi aberto pelo Prefeito Capitão Modesto Salviatto Filho, que deu as boas vindas a todos, elogiando a iniciativa da APRECESP de orientar as cidades sobre os corretos procedimentos a serem adotados para a liberação das verbas.

Em sua palestra para os convidados, o Secretário Benko reforçou às cidades a importância da criação de produtos turísticos a serem mostrados para os visitantes/clientes. “Saber mostrar o que tem de melhor para atrair turistas é primordial. Para isso, as cidades têm que se organizarem, bom planejamento, divulgação, infraestrutura para atrair visitantes, gerando renda”, falou.

Secretário Estadual de Turismo se reúne com Cidades Estâncias em Brotas

Secretário Estadual de Turismo se reúne com Cidades Estâncias em Brotas – Foto: Divulgação.

E seguida, algumas determinações técnicas foram apresentadas por Serralha, do DADE. A principal mensagem é que os trâmites devem seguir de forma minuciosa, envolvendo vários setores da Prefeitura, tudo com muita transparência. Outra colocação importante é que, a partir de agora, os projetos, necessariamente, devem ter a aprovação do COMTUR de cada cidade. Caso contrário, não serão liberados os valores de cada obra. Portanto, disse Serralha, “a parceria com o COMTUR será de extrema importância para aprovação dos projetos das cidades Estâncias”.

Na reunião, também foi comunicado um contingenciamento dos recursos, o que não é uma boa notícia para Brotas. Dos R$ 2,7 milhões a que cidade tinha direito neste ano, a quantia caiu para R$ 1,8 milhão. Mesmo assim, os municípios foram orientados a elaborarem projetos na totalidade dos recursos. “Pode existir a possibilidade da liberação do que foi contingenciado pelo Governador. Por isso, vamos elaborar tudo o que está sendo planejado”, disse o Secretário de Turismo de Brotas, Fábio Pontes.

Carlos Zuppo colocou a APRECESP à disposição de todos para ajudar no que for necessário nos trâmites, representando os interesses das cidades estâncias e municípios de interesse turístico.

Também divulgou que a associação dispõe de vários cursos de capacitação para os gestores públicos. O encontro foi encerrado com a palestra do Presidente e vice do COMTUR de Brotas, Antonio Augusto Rabello e Luiz Sérgio Davi, respectivamente, que apresentaram modelo de gestão do conselho, como exemplo a ser seguido pelas cidades participantes.

Capitão Modesto Salviatto Filho, ao final do evento, defendeu o fortalecimento dos conselhos, entre eles o COMTUR, que representam a população e iniciativa privada.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta