Vereador Antonio Toledo apresenta PL para criar o “Dia do Cururu” em São Pedro

Vereador Antonio Toledo apresenta PL para criar o “Dia do Cururu” em São Pedro

Nesta segunda-feira, dia 29, o vereador de São Pedro, Antônio Benedito Ferraz Toledo, conhecido como Toninho da Sorveteria (PSL) apresentou durante a 7ª sessão ordinária da Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 49/2019 que cria o “Dia do Cururu” na cidade, que deverá ser comemorado todo dia 19 de julho caso seja aprovado, sendo incluindo no Calendário de Eventos do Munícipio.

De acordo com o parlamentar, o Cururu foi levado a público pela primeira vez em 1910 por Cornélio Pires, grande incentivador da cultura caipira.

Foto: José Marino

Ele cita ainda que Antônio Cândido, que nasceu em 19 de fevereiro de 1920, no Distrito de Recreio, município de Piracicaba e conhecido como Negrinho Parafuso, que inclusive originou uma musica de Tião Carreiro e Pardinho um dos mais famosos percussores desta cultura.

Ele foi o criador de “nem quem tussa não faiz má”, em São Paulo, no Parque da Água Branca em 1954, teve como segunda o Grande Hilário Galdinho, já morto. Cantou por toda a zona do cururu, Jaú, Bauru, Olímpia e nos estados do Rio, Guanabara e Minas Gerais. Foi ganhador dos Torneios de Sorocaba, em 1962, Laranjal e “13 de Maio de Piracicaba”. Gravou vários discos. Leu a “Bíblia”, “História Sagrada”, “Martir do Golgota”, “A vida de todos os Santos”, História do Brasil”, etc.

O autor também destaca a importância do cururu para a cultura nacional.

“Temos muitos adeptos em nossa cidade do Cururu. É importante reconhecermos essa cultura e não deixarmos morrer. Essa é a intenção da proposta”, diz ele.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta