COMO FUNCIONA?
Neste texto, iremos explicar um pouco, sobre o Tijolo Ecológico, que é chamado assim, por não passar pelo processo de queima do tijolo (passando por alta temperatura, contribuindo para a poluição Ambiental).
O Bloco de BTC, Bloco do Solo Cimento, ou Bloco de Terra Comprimida, é umas das Técnicas Construtivas com terra, mais fáceis e rápidas de se trabalhar, em uma construção. Com fácil acesso na Região de São Pedro (por ter uma Fábrica de Tijolo Ecológico na cidade).
Este tijolo oferece uma grande economia, no custo final do projeto.
Pra quem quer construir com Praticidade, Durabilidade, Conceito Moderno, Econômico e Ambiental, o Tijolo Ecológico é uma ótima opção, para seu Bioprojeto e Bioconstrução.
O que é o Tijolo Ecológico ou Bloco de BTC?
Tijolo Ecológico (ou Bloco de BTC) é o nome dado a uma mistura de Solo (geralmente mais arenoso) + Cimento (quanto maior a quantidade de cimento, mais resistente o bloco fica) + Água. Podem ser moldados em diferentes tamanhos e formatos, em uma “Prensa própria para Tijolo Ecológico”, se tornando um Bloco de Solo Cimento, que passa pelo processo de “Cura Natural”.
Como funciona?
A “farofa” do Solo e Cimento é misturada com a água, e depois a massa é colocada em uma Prensa de Tijolo Manual , de molde com furos ( que servem para trazer, uma maior capacidade de isolante térmico e isolamento acústico, trazendo maior leveza para o bloco, (em comparação com o bloco convencional), através do furo é feito também, a parte elétrica, e a parte hidráulica(o bloco é de fácil manuseio para corte , trazendo assim, flexibilidade a alterações ou aberturas).
O sistema construtivo utiliza a cinta de amarração, a cinta de amarração é aplicada sempre que necessária no BioProjeto, garantindo assim, a resistência da obra. Na cinta, são utilizados tijolo de Canaleta (próprio da fábrica), com a mistura de aplicador de argamassa, que por dentro da cinta, é passado o vergalhão de 8 mm.
As barras de ferros das colunas, já devem estar fundidas juntas no radier (tipo de fundação). As primeiras fileiras do Tijolo Ecológico deverão estar bem niveladas, e podem ser assentadas com massa convencional.
Recomenda-se que entre a fundação e a parede, tenha uma camada de concreto para dificultar e proteger, a subida de água pela parede. A obra depois de finalizada em Tijolo Ecológico deve receber o tratamento de impermeabilização dos Tijolos Ecológicos, trazendo assim, maior durabilidade na manutenção do produto.
Vantagens do Tijolo Ecológico:
Eliminação de reboco e argamassa no tijolo: trazendo uma economia muito maior para Obra
Pode receber qualquer tipo de revestimento, como pintura.
Mais leve que o Tijolo convencional
Resistente a Umidade
Durabilidade
Canteiro de Obra Limpo e Organizado
Cura do Tijolo é Natural
Alta capacidade de Pressão (6 Toneladas)
Trabalha como sistema construtivo Modular – Facilidade X Rapidez (encaixe)
Karol Bombini – (19) 3481- 1134
Arquiteta e Urbanista-CAU: A82559-0
2 comentários
2 Comentários
maria de fatima falone
17/08/2020 11:06Gostaria de conhecer um projeto de uma casa de 2 dormitorios com 2 banheiros por volta de 77metro s
RESPONDERmaria de fatima falone
17/08/2020 11:09gostaria de conhecer um projeto de casa com este tijolo com aproximado 77 metros , 2 dormitorios e 2 banheiros
RESPONDERcel 19 997534321