São Pedro participa da 19ª Semana Nacional de Museus

O município de São Pedro, por intermédio do Departamento Municipal de Cultura juntamente com o Museu Gustavo Teixeira está participando da 19ª Semana Nacional de Museus, que tem como tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” e teve início nesta segunda-feira, (17/05) e segue até a domingo dia (23/05). O Museu de São Pedro está prestando uma homenagem a Maria de Lourdes Teixeira, primeira mulher a ser eleita para a Academia Paulista de Letras – o que a tornou a primeira mulher a ser eleita para uma Academia de Letras no Brasil.

“Pensar o futuro passa por repensar o passado, rememorando algumas personalidades importantes de nossa cidade, como foi Maria de Lourdes Teixeira”, destaca o coordenador de Cultura, Ivan Teixeira.

Vencedora de dois prêmios Jabuti, romancista, contista, ensaísta, memorialista, biógrafa e tradutora, a são-pedrense nasceu nos primeiros anos do século passado. Maria de Lourdes casou-se com o escritor José Geraldo Vieira e o casal tinha participação intensa na vida literária e artística de São Paulo, viajando pelo Brasil e para o exterior em missões culturais. Autora de mais de dez obras, escreveu uma biografia de Gregório de Matos e teve várias de suas obras traduzidas para outros idiomas. Dinâmica, prolífica e observadora, Maria de Lourdes foi um expoente da literatura nacional.

A programação começa no dia 17 de maio, com uma exposição, no Museu Gustavo Teixeira, sobre a vida e obra de Maria de Lourdes Teixeira; no dia 18 às 20h, “Histórias embaixo da árvore”, apresenta uma contação sobre a vida e obra da escritora com a atriz, contadora de histórias e diretora Monica Estela. O evento será disponibilizado em formato de vídeo nos canais do Museu Gustavo Teixeira.

Para encerrar a programação, no dia 20 de maio às 19h00, acontece a Mesa Redonda sobre a obra “A Carruagem Alada” de Maria de Lourdes Teixeira, com mediação da escritora Marina Rodrigues.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta