São Pedro completa 140 anos de emancipação política. Parabéns!

São Pedro completa 140 anos de emancipação política. Parabéns!

Na próxima segunda-feira, dia 22, a cidade de São Pedro celebra seus 140 anos de emancipação política administrativa.

Localizada no Centro do Estado de São Paulo, São Pedro está nas encostas do Planalto Paulista, em uma “cuesta”  (acidente geográfico também chamado de Serra do Itaqueri, que em tupi significa pedra mole). 

Segundo a história, a querida e destacada cidade teve início com três povoadores: Joaquim, José e Luís Teixeira de Barros que vieram de Itu, com numerosos familiares, escravos, empregados e agregados.

Os três irmãos vieram primeiramente de Itu para a Vila Nova da Constituição, hoje Piracicaba, de onde decidiram desbravar os sertões e estender a fronteira agrícola.

Os imigrantes, principalmente os italianos, viriam mais tarde, no final do século 19.

Em 1879, São Pedro passou de freguesia para vila: a Vila de São Pedro de Piracicaba.

Em 22 de fevereiro de 1881, por decreto do governo da Província de São Paulo, foi elevada a município, tornando-se assim independente de Piracicaba.

A cidade tem 611,28 km quadrados de área e população estimada de 35.980 pessoas, de acordo com o IBGE (estimativa de 2020).

São Pedro é uma estância turística, conhecida por sua hospitalidade e que atrai muitos turistas por suas belas paisagens e tranquilidade.

Atualmente é administrada pelo prefeito Thiago Silva (PSDB), que tem como vice-prefeito Dr. Giuliano Antonelli (Podemos).

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta