Robinho Pedrosa homenageia Servidores e Sindicato dos Servidores Municipais Piracicaba, São Pedro e Região

O “Dia do Servidor Público”, que será celebrado amanhã, dia 28 e os 30 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba, São Pedro e Região, que serão celebrados no próximo mês, foram motivo da Moção de Congratulações n.º 025/2018, de autoria do vereador de São Pedro, Roberson Pedrosa de Oliveira, o Robinho (PSB), segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

A moção direcionada a todos os servidores públicos municipais, estaduais e federais e ao Sindicato dos Trabalhadores Municipais foi justificada pelo parlamentar que falou sobre a importância das datas.

Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas institui o 28 de outubro como o Dia do Funcionário Público, através do Decreto-Lei Nº 5.936.

Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais – Lei 8.112 – a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor.

“O servidor público é aquele que, pertencendo ou não ao quadro do funcionalismo, exerce oficialmente cargo ou função pública. Portanto há, obrigatoriamente, quatro espécies de servidor: o ocupante de emprego público que é o não estável; o ocupante de cargo público efetivo que ainda não adquiriu a estabilidade, ele pode exercer ou não atividade exclusiva de Estado; o ocupante de cargo público efetivo, estável, é aquele que não exerce atividade exclusiva de Estado; e o ocupante de cargo público efetivo, estável, que exerce atividade exclusiva de Estado. Inegável é a importância do servidor público para a administração pública, seja ela Federal, Estadual ou Municipal”, detalhe ele.

“Bastam vermos ao nosso redor o trabalho importante de diversas categorias, como os professores, médicos, garis, motoristas, enfim, todas as categorias, sem as quais não poderia ser prestado um bom atendimento a população, apesar de todas as dificuldades que eles enfrentam. É sempre bom lembrar que em função de trabalho no serviço público o funcionário lida, não com o que é do Governo, conceito muitas vezes entendido de forma distorcida, mas com o que é público e, portanto de todas as pessoas.     No nosso caso mais próximo, os servidores públicos municipais vêm a cada dia desempenhando com muita eficiência um ótimo trabalho junto à comunidade, sendo merecedores de nosso respeito, da nossa consideração”, completa ele.

Além disso, Robinho Pedrosa destaca os 30 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região, que serão completados no dia 10 do próximo mês.

O Sindicato foi fundado em 10/ de novembro de 1988 e construiu uma história de luta em prol do funcionalismo de Piracicaba, São Pedro, Água de São Pedro, Saltinho e região.

“Não é um trabalho fácil! Representar e unir interesses não são missão para qualquer um e nós desta Casa Legislativa melhor do que ninguém sabemos disso. No entanto, ao longo desses anos foram muitas reivindicações, batalhas e até greves para garantir e expandir os direitos dos servidores públicos municipais destes municípios abrangidos pelo sindicato.  O Sindicato dos Municipais, como é mais conhecido, é uma entidade forte, uma das mais importantes da região, que conta com diversos departamentos para melhor atender e representar o funcionalismo”, completa o segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta