Prefeitura realizada campanha “Fique Sabendo” nas unidades de saúde de São Pedro

Prefeitura realizada campanha “Fique Sabendo” nas unidades de saúde de São Pedro

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Social de São Pedro, realiza de 1 a 7 de dezembro nas unidades de saúde do município, a campanha “Fique Sabendo 2021”. O objetivo é realizar teste rápido para detectar doenças como: HIV, Sífilis e Hepatites B e C para diagnóstico precoce e realização do tratamento.

Os testes serão realizados no período da campanha na UMIS – Unidade mista de Saúde; CAPS – Centro de Atenção Psicossocial e nas UBSs – Unidades Básicas de Saúde, localizadas nos bairros:  Alpes, Bela São Pedro, Nova São Pedro, Primavera, Santo Antonio, São Dimas, São Francisco e Dorothea.

Promovido pelo programa DST/Aids e Hepatites Virais do Governo do Estado, o Fique Sabendo tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância dos testes, principalmente em pessoas mais expostas às infecções sexualmente transmissíveis.

O objetivo da ação é também levar o alerta das doenças e a importância do diagnóstico precoce, que faz toda a diferença no prognóstico do paciente, evitando o desenvolvimento das doenças oportunistas, a transmissão de novos casos e a transmissão vertical (mãe para o filho) de HIV e sífilis.

Sobre HIV e Sífilis:

Ambas as doenças podem ser transmitidas ou adquiridas através da relação sexual desprotegida, ou por meio do contato com mucosas ou área ferida do corpo, além do compartilhamento de seringas e agulhas. Também pode ocorrer transmissão congênita, ou seja, quando as crianças já nascem portadoras dos vírus.

Nem toda a pessoa que se infecta pelo HIV tem Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Isto porque algumas pessoas podem não desenvolver sintomas mesmo após a infecção e neste caso, passam a viver com o vírus. A Aids é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV e surge quando o organismo apresenta baixa imunidade, facilitando o aparecimento de outras infecções oportunistas.

Há também três classificações da sífilis: a adquirida, por meio de relação sexual; a congênita, por transmissão vertical (da mãe para bebê); e gestacional (infecção no período de gestação).

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta