Prefeitura inaugurou a UBS Primavera em São Pedro

Prefeitura inaugurou a UBS Primavera em São Pedro

Após longa espera os moradores dos bairros: Chácaras Primavera, Vertentes, Chácaras Camargo I e II, Floresta Escura I e II, Chácaras São Paulo, Chácaras Limoeiro, Recanto do Reis, Recanto das Águas de São Pedro, Estância Prainha de São Pedro, Terra das Águas e Águas do Campo finalmente tem uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para chamar de sua.

A unidade, que recebe o nome do “Dr. Paulo César Sutti Martins”, é a 8ª de São Pedro, fica no Chácaras Primavera e foi projetada para atender 3.500 moradores destes bairros, alguns distantes a 15 km do centro de São Pedro.

O atendimento ao público começou já nesta segunda-feira, dia 19 e a abertura oficial, com público restrito por conta da pandemia, aconteceu no sábado passado, dia 17.

O prefeito Helinho Zanatta destaca que o importante é atender a população.

“Inauguramos esta unidade, que recebeu R$ 850 mil em investimentos na obra e mais R$ 213 mil em equipamentos, completa, pronta para atender os moradores destes bairros”, falou o prefeito Helinho Zanatta.

Para a secretária de Saúde e Desenvolvimento Social, Miriam Souza, o início das atividades “é motivo de muito orgulho”.

A secretária de Saúde lembrou que desde 2014, quando aconteceram as conferências municipais de saúde, a obra é reivindicada. “Antes os moradores precisavam viajar por mais de 15 quilômetros até a cidade em busca de atendimento, agora esta realidade mudou”, disse.

Esposa do médico que dá nome à unidade, Maria Cecilia Faria Sutti Martins visivelmente emocionada agradeceu a homenagem.

“É maravilhoso participar deste momento especial, quando lembramos a memória do meu esposo que ficará perpetuada em nossa cidade, em reconhecimento do seu trabalho em prol da população”, disse na solenidade.

A UBS passa a oferecer atendimento de enfermagem e médico generalista, ginecologia, pediatria, odontologia e vacinação, além de atendimento odontológico. Também já foi feito no Ministério da Saúde solicitação para que a unidade tenha equipe do PSF – Programa Saúde da Família. Consultórios médicos e odontológicos, sala de curativos, de vacinas, sala de esterilização, inalação além de sala de atividades coletivas, recepção e espera completam a estrutura.

Como outras UBSs, também conta com o chamado carrinho de emergência, que tem monitor cardíaco, oxímetro, desfibrilador, equipamento para intubação de emergência, além de medicamentos específicos para este tipo de atendimento.

A construção da UBS segue o planejamento estratégico da gestão do prefeito Helinho Zanatta e as ações de descentralização do atendimento da saúde previstas na Agenda 2025, que incluem também a construção de outra unidade, já concluída, para atender os Residenciais São Pedro e São Francisco e adjacências.

Além das oito unidades básicas de saúde, São Pedro tem as unidades especializadas, como a Umis – Unidade Mista e Integrada de Saúde, CER – Centro Especializado em Reabilitação e o Caps – Centro de Atenção Psicossocial.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta