Prefeitura inaugura Parque Multiuso “Ernesto Baltieri” em São Pedro

Prefeitura inaugura Parque Multiuso “Ernesto Baltieri” em São Pedro

Sábado dia 14, às 10 horas, aconteceu a solenidade de entrega oficial das obras do Parque Ecológico “Ernesto Baltieri”, em São Pedro.

Localizado próximo à entrada principal da cidade, o espaço multiuso tem aproximadamente 24 mil metros quadrados que foram concedidos à Prefeitura de São Pedro pela Agência de Produção Mineral, antigo DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) pelo prazo de 30 anos, ação essa que contou com apoio do então deputado federal Luiz Lauro Filho (PSB).

O novo parque conta com playground, aparelhos da academia de ginástica ao ar livre, pista de caminhada de 1.200 metros, jardim sensorial, sanitários, almoxarifado, área administrativa, poço artesiano e uma espécie de mini-museu, com exposição de peças recuperadas do local, como caldeira de vapor e grandes rodas de madeira.

Foto: José Marino

Foto: José Marino

Um diferencial é o piso do playground. Ecologicamente correto, é o primeiro em São Pedro. O piso é emborrachado e permeável, concebido através de duas camadas, utilizando detritos de pneus. Além disso, conta com certa elasticidade e absorção de impactos, garantindo maior segurança às crianças.

Durante a inauguração vai acontecer recreação com monitores, pintura facial, escultura de balões, personagens Flora e Benjamin, brincadeiras, gincanas, caça ao tesouro e barraca de pipoca e algodão doce entre as 10 horas e 17 horas.

Houve um show com o Jeito Nosso das 13h00 às 15h00; e show com a banda Tráfego Aéreo das 15h00 às 17h00.

A obra recebeu investimentos de aproximadamente R$ 2,4 milhões, incluiu instalação de 3.600 metros quadrados de concreto, 800 metros quadrados de piso intertravado, 4.400 metros quadrados de pavimentação no estacionamento e na entrada do parque, 160 metros quadrados de piso emborrachado, além do plantio de 15 mil metros quadrados de grama, 70 mudas de árvores e quase 100 postes de iluminação.

Segundo opinião do prefeito Helinho Zanatta a construção do parque é uma conquista histórica, uma vez que há anos o município esperava a liberação da área.

“A construção do parque é uma conquista histórica: há anos vínhamos negociando junto ao governo federal a liberação do terreno para que pudéssemos viabilizar este novo empreendimento turístico”, disse o prefeito Helinho Zanatta,

“É mais um investimento que garante qualidade de vida aos são-pedrenses e aos turistas que visitam nossa estância”, completa o prefeito.

A secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia, ressalta que o novo atrativo é do segmento natureza, item apontado em pesquisa de demanda realizada pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo).

“É um segmento que desperta bastante interesse do turista e também dos moradores, que terão mais uma opção de lazer”, afirmou a secretária.

O vice-prefeito Thiago Silva, que foi secretário de Governo nos quatro primeiros anos da atual gestão e é atualmente o Presidente do SAAESP (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) também destaca a importância da obra para a cidade.

“Esse foi um intenso trabalho desde o primeiro mandato onde pude como secretário de Governo participar e acompanhar todas as tratativas até a concessão da área. Era um sonho antigo, que inclusive como vereador já havia tentado, mas que agora foi possível. São Pedro é quem ganha, pois se trata de uma área importante que atenderá toda a cidade, mas, sobretudo os moradores daquela região”, destaca ele.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta