Prefeitura cria comitê que avalia diariamente medidas para enfrentamento ao coronavírus em São Pedro

Prefeitura cria comitê que avalia diariamente medidas para enfrentamento ao coronavírus em São Pedro

Há exemplo de outros dias, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus criado pela Prefeitura de São Pedro reuniu-se mais uma vez na quarta-feira (18/03), para avaliar as medidas de enfrentamento do Covid-19 adotadas no município.

O prefeito Helinho Zanatta e os integrantes do Comitê relataram as medidas adotadas em função do Decreto Municipal 6.904, que trata do enfrentamento ao coronavírus.

“Todas as ações têm como objetivo principal proteger a saúde da população”, afirmou o prefeito, que também se posicionou nesta semana por um vídeo no qual pede a colaboração de todos para evitar que a disseminação do vírus no município.

A secretária municipal de Educação, Cleia Rivero, informou que a frequência de alunos nesta primeira semana de suspensão parcial das aulas foi baixa.

A partir de segunda-feira, as aulas nas escolas de ensino fundamental estão suspensas por completo.

Na Saúde, o coordenador da Atenção Básica Leandro Sanches disse que todas as orientações da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde foram adotadas para preparar a rede municipal de saúde, que sofreu algumas alterações nos atendimentos.

Nas Unidades Básicas de Saúde e na UPA, o acolhimento foi alterado. Todos que chegam às unidades são orientados a passar álcool gel e após a triagem, caso o paciente apresente sintomas comuns ao coronavírus, é encaminhado para um setor específico.

A orientação é para que os pacientes que apresentem os sintomas mais comuns, como tosse, febre e dificuldade de respirar procurem inicialmente as Unidades Básicas de Saúde. Em toda a rede municipal, as equipes ganharam reforços para garantir melhor fluxo de atendimento que nas UBSs acontece das 07h00 às 16h00.

O atendimento odontológico na rede municipal de Saúde também foi alterado. Apenas consultas de emergência são realizadas.

A secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia, informou que conversou com representantes da Acisp (Associação Comercial e Industrial de São Pedro) para orientar sobre as medidas do decreto pedindo a colaboração de todos.

O mesmo aconteceu em relação às academias da cidade.  As orientações foram repassadas também a estabelecimentos ligados à atividade turística e responsáveis por eventos que estão cancelados.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Caio Piedade, relatou que obras já programadas, como a pavimentação no bairro Santana, por exemplo, terão continuidade, assim os serviços de coleta de lixo e limpeza.

O secretário de Governo Pedro Aguiar informa que vários dos serviços feitos presencialmente no Paço Municipal, podem ser feitos on-line e que os munícipes serão orientados a usar esta forma de atendimento.

Como foi destacado na reunião, o período de isolamento social ou quarentena é bem diferente de férias, por isso foi reforçado o pedido para todos aqueles que puderem, que permaneçam em suas casas e restrinjam a circulação ao máximo possível, sempre tendo em mente o bem estar de todos.

O prefeito destacou mais uma vez que todas as ações adotadas são preventivas e que conta com a colaboração de todos para enfrentar esta situação da melhor maneira possível.

“Juntos somos mais fortes no combate a esta ameaça à saúde de todos”, disse.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta