Para que serve o plano diretor de saneamento básico?

Durante minha gestão como Presidente o SAAESP -Serviço Autonomo de Águas e Esgoto de São Pedro, foi contratada uma empresa especializada que elaborou um plano de saneamento básico, no qual contemplava a bacia do Rio Araquá como potencial com maior volume para a captação de água, que garantiria abastecimento hídrico suficiente até 2045, conforme crescimento populacional baseado nos últimos dez anos.  

O  SAAESP  diante dessas informações  encomendou e pagou com recursos próprios o montante de R$ 140.000.00 (Cento e quarenta mil reais),  um projeto  no sentido de viabilizar a busca dessa água, com a construção da captação e tubulação saindo do Rio Araquá ao lado do porto da Marici Ciaramello, vindo pela estrada da cana até o Capim Fino, passando pelos bairros Novo Horizonte, Jardim Itaquerê, até chegar na ETA -Estação de Tratamento de Água, que fica na Rua Malaquias Guerra, que já foi duplicada e está preparada para receber e tratar  esse volume de água, uma vez que analise da água do Araquá  é de composição é idêntica às águas dos Rios Pinheirinho e Samambaia.

Para decepção dos que trabalharão para que esse projeto fosse viabilizado há mais de 4 anos está engavetado não saiu do papel, mas não foi por falta de verba, pois existem vários meios de consegui-las, mas por falta de vontade política ou “esquecimento” enquanto isso todo ano ouvimos sempre as mesmas ladainhas para justificar a falta de água neste período de estiagem quando as chuvas se tornam ausentes.

Economizem água, não tomem banho, não lave calçadas etc, etc, etc. Cadê a barragem que não fizeram? 

Aqui vai uma opinião minha, fazer uma barragem à montante deve ser coisa de maluco, em solo arenoso sem sustentação rochosa no subsolo?  só lembrar Brumadinho e Mariana da frio na espinha. 

São Pedro já passou por isso em 2005 quando a cidade foi arrasada pela tromba d’agua e com a queda de barragem e represas no alto da serra, jogando milhares de litros de água sobre a cidade acabando com tudo. isso tudo é muito temerário.

agora precisamos parar de bla bla bla e tomarmos um rumo.   

Por: Sérgio Jorge Patrício
E-mail.: sergiojpatricio@gmail.com

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta