Museu Gustavo Teixeira de São Pedro é convidado a participar de Encontro de Museus-Casas Literários

Evento anual é realizado para promover trocas de experiências entre instituições relacionadas a personalidades da literatura

O Museu Gustavo Teixeira foi um dos convidados a participar de uma das mesas-redondas do “VI Encontro de Museus-Casas Literários”, promovido pela Rede de Museus-Casas Literários, formada por três museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo : Casa das Rosas, a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mario de Andrade.

É um evento anual, realizado para promover a troca de experiências entre instituições relacionadas a personalidades da literatura. É a primeira vez que o Museu Gustavo Teixeira vai participar do evento destinado a profissionais e estudantes das áreas de museologia, arquivologia, biblioteconomia, letras, artes plásticas, artes cênicas, história, sociologia, turismo e afins, além de representantes da comunidade acadêmica e de instituições públicas, e, de modo geral, a interessados em museus e cultura.

“Museu e modernidade: revisão de conceitos e práticas” é o tema escolhido para o encontro este ano. O evento será realizado nos dias 29, 30 e 31 de julho, quinta e sexta-feira, das 18h às 20h, e dia 31, sábado, das 15h às 17h. Essa abordagem pretende focalizar e repensar concepções e propósitos associados a museus na modernidade, promovendo a discussão de questões emergentes no contexto atual.

O Museu Gustavo Teixeira participa da mesa-redonda do dia 31 de julho, sábado, das 15h às 17h, com o tema: “Museu, território e alcance hoje; perspectivas para o futuro”. Participam da mesa Eric Apolínário, pesquisador da Casa Menotti Del Picchia em Itapira, SP; Marina Rodrigues, publicitária no Museu Gustavo Teixeira;  Pedro Spíndola, jornalista da Casa Museu Manoel de Barros em Campo Grande, MS;  Ricardo Pieretti Câmara, jornalista da Casa Museu Manoel de Barros em Campo Grande, MS; Silvestre Barros, coordenador do projeto da Casa Museu Manoel de Barros em Campo Grande, MS e Solange Duarte Alvarenga, coordenadora do Memorial Carlos Drummond de Andrade /Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade em Itabira, MG.

A mediação será de Davidson Kaseker, coordenador do Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo – SISEM-SECEC-SP.


Na quinta-feira, dia 29, o tema da palestra será “Museu e modernidade: origem e desenvolvimento” e na sexta-feira, dia 30 acontece a mesa-redonda “Museu e interdisciplinaridade”.

O evento, gratuito, será realizado online. A programação completa e a inscrição no link:

http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/programacao/ver-programacao.php?idprogramacao=1282&iddata=4920

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta