Médica Veterinária Anna Beatriz alerta sobre cuidados com a Gripe Canina

Assim como os humanos, amimais domésticos como cães e gatos também ficam gripados. Seres humanos não pegam gripe dos cães, porém um cão pode passar para outro. A gripe canina é uma doença respiratória contagiosa entre os animais.
O vírus da gripe H3N8 foi identificado em cavalos mais de 40 anos atrás. Mas somente em 2004 é que foi relatada pela primeira vez em cães. Ele foi diagnosticado originalmente em galgos, e desde então se espalhou por toda a população de cachorros.
A gripe canina, também conhecida como tosse dos canis, é uma doença contagiosa que acomete os cães. Facilmente transmitida, portanto, numa casa com vários animais, todos podem pegar ao mesmo tempo.
Seu principal sintoma é a tosse seca e febre. Mas, pode ser a porta de entrada para outras doenças, pois a resistência do animal cai.
A maior incidência é  no inverno. O tratamento pode ser feito com  antibióticos e antitussígenos, mas a vacinação ainda é a melhor forma de prevenção.
Se o seu cão nunca foi vacinado deverá tomar 2 doses com intervalo de 21 dias . Os que já foram vacinados, apenas uma dose anual.
A partir do mês de maio até junho a Clinica Miados, Latido & Cia estará fazendo uma campanha de vacinação, visando a proteção de maior número de animais.
Rua Joaquim Teixeira de Barros, 683 – Centro – São Pedro – Tel. (19) 3481-2908
Anna Beatriz Volpon – Médica Veterinária

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta