Inaugurada a UBS dos Residenciais São Francisco e São Pedro

Inaugurada a UBS dos Residenciais São Francisco e São Pedro

A importância do planejamento foi destaque na inauguração da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Residencial São Francisco e Residencial São Pedro que aconteceu recentemente. “Em 2013, quando fomos buscar investimento para a construção de casas populares em São Pedro, fato que não ocorria havia 12 anos, este local foi viabilizado, já pensamos na construção dos equipamentos públicos, como as escolas, que já estão prontas, e a unidade de saúde que estamos inaugurando”, disse o vice-prefeito Thiago Silva. Ele lembrou que em muitos loteamentos, as áreas destinadas para este tipo de construção tornam a obra inviável. “O que fizemos foi um planejamento sério e isso é pensar com estratégia, pensar no futuro”, complementou.

Coordenador da Atenção Básica, Leandro Carneiro Sanches também falou sobre planejamento. “É uma unidade completamente equipada e com equipe formada. Algumas unidades de emergência fora do município gostariam de ter o que temos aqui hoje e isso é fruto de planejamento e decisões técnicas”, disse.

O vereador Robinho, que usou a palavra em nome do Legislativo, falou do sentimento de gratidão dos moradores da região da UBS pelas ações realizadas pela administração Helinho Zanatta. A solenidade foi acompanhada também pelos vereadores Adriano Vitor, Du Sorocaba, Gilberto Vieira, Elias Candeias e vereadores eleitos Cleuza Barros e Dudu Moura.

Também participaram da solenidade os filhos de Benedita Correa Ramiro, que dá nome à UBS, Adalberto e Edinei, além da nora Nelci, dos netos Nathalia, Matheus, José Antônio, Edinei Júnior e Renato e bisnetos Giovani e Bernardo.

A UBS foi projetada para atender 4.000 pessoas, moradores dos 790 imóveis dos Residenciais São Francisco e São Pedro e dos bairros adjacentes.

Para a construção do prédio de 320 metros quadrados e equipamentos, os investimentos municipais e federais somam R$ 878,3 mil. A unidade começou a atender a população com equipe de saúde da família composta por enfermeira, médica generalista, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde e dentista.

Consultórios médicos e odontológicos, sala de curativos, de vacinas, sala de esterilização, inalação além de sala de atividades coletivas, recepção e espera completam a estrutura física.

Com o início do atendimento nesta UBS, são 8 unidades em funcionamento em São Pedro, nos bairros São Dimas, Santo Antonio, Alpes, Dorothea, Bela São Pedro, Primavera, Nova São Pedro e agora os Residenciais São Pedro e São Francisco.

A descentralização do atendimento da saúde segue o planejamento estratégico da gestão do prefeito Helinho Zanatta e estão previstas na Agenda 2025, além de atender recomendação do SUS para fortalecimento da rede primária de saúde.

Como outras UBSs, a nova unidade é equipada com o chamado carrinho de emergência, que tem monitor cardíaco, oxímetro, desfibrilador, equipamento para intubação de emergência, além de medicamentos específicos para este tipo de atendimento.

Agenda: A inauguração da UBS marcou o início da agenda de 12 inaugurações programadas pela Prefeitura de São Pedro até o final do ano. Nesta semana, são duas as inaugurações programadas: no dia 4 de dezembro será feita a apresentação oficial de obras realizadas no Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro), como o Centro de Controle Operacional, automação do sistema, novo laboratório e a troca de rede e no dia 5, da ETE José Augusto Rego Barros Seydell, no bairro Vale do Sol, obra que garante o tratamento de esgoto de toda área urbana do município.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta