Equipe da Escola Municipal “Iracy Bertochi” recebe homenagem da Câmara de São Pedro

A equipe EMEB “Iracy Bertochi”, do Alto da Serra, em São Pedro, foi homenageada nesta quinta-feira, dia 07, pela Câmara Municipal, com a Moção de Aplausos e congratulações nº 06/2019.

A homenagem foi apresentada pelo primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Roberson Pedrosa de Oliveira, o Robinho Pedrosa (PSL), que destacou a união entre todos os componentes da escola (pais, alunos, professores e comunidade) e o sucesso também do Festival do Jaracatiá.

A E.M.E.B. “Iracy Bertochi” fica na Rodovia Vicinal João Dorigon s/n° no bairro Santo Antônio, alto da serra.

Possui o curso de Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, funcionando no horário da manhã e alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental do1º ao 5º ano, funcionando no horário da tarde.

Os alunos na grande maioria são de origem rural, e nos últimos tempos com os pais vindos de diversos lugares para cá, estão colocados nos mais diversos trabalhos, lavoura, tomando conta de chácaras, granjas, gado de leite, plantação de cana e etc. Alguns são antigos moradores da serra, com sítios e fazendas antigas e na maioria de descendência Italiana.

A história da escola teve início quando um grupo de cidadãos com o objetivo de implantar melhorias no bairro Santo Antonio, para atender a comunidade que reside no Alto da Serra, acharam por bem adquirir uma área de terreno de Um alqueire (24.200m2), de propriedade da Família Muchiutti.

Equipe da Escola Municipal “Iracy Bertocgi” recebe homenagem da Câmara de São Pedro Foto: José Marino

Este grupo era composto por onze pessoas, que se constituíram em parceria, propiciando a aquisição deste terreno tão esperado pela comunidade, numa demonstração de que: das ações conjuntas, surgem os grandes empreendimentos.

Em 1986 constituiu-se a Associação Recreativa do Bairro Santo Antonio, entidade civil, sem fins lucrativos.

Aos 10 de dezembro de 1986, esta Associação recebeu referida área de Um alqueire em doação, passando a partir de então, como proprietários, a cuidar dos destinos do referido imóvel.

Reúnem-se os sócios e a Diretoria da Associação Recreativa do Bairro Santo Antonio no dia 29 de março de 1993, com a então Chefe do Poder Executivo, para estabelecimentos da parceria que resultou na doação da área, com encargos do terreno com Um alqueire paulista, situado no bairro Santo Antonio.

Através da Lei 1839/93, de 30 de março de 1993, ficou autorizado o Executivo Municipal a receber a área em questão, comprometendo-se o Município a construir uma Escola de 1º e 2º grau e um Campo de Futebol.

A E.E.P.S.G. “do Bairro Santo Antonio” é executada pelo Município de São Pedro, em parceria com o MEC (Ministério da Educação) e a obra foi inaugurada em 19 de agosto de 1995.

Juntamente com a escola, o bairro recebeu o campo de futebol, beneficiando a comunidade do Alto da Serra também com esse equipamento esportivo.

Assim, a Unidade Escolar passou a funcionar atendendo os alunos do Alto da Serra onde antes estudavam até a 4ª série (5º ano) nas escolas isoladas em cada bairro e depois desciam a serra para continuar os estudos em Unidades Escolares na cidade.

Em 1998, com a municipalização a Unidade Escolar denomina-se EMEF do Bairro Santo Antonio, no período da tarde (Educação Infantil e Ensino Fundamental I) e no período da manhã continua atendendo como E.E do bairro Santo Antonio (Ensino Fundamental II).

Em 2001, denomina-se EMEFEI “Iracy Bertochi” atendendo de Educação Infantil e Ensino Fundamental I pelo ensino municipal de São Pedro e em 2004 passa a atender também o Ensino Fundamental II.

Em 2011 devido às comemorações do aniversário da cidade, a equipe da EMEB Iracy Bertochi trabalhou o fruto do jaracatiá e então surge o primeiro Festival do Jaracatiá.

O objetivo do Festival Gastronômico do Jaracatiá é defender e fortalecer a tradição gastronômica regional e conscientizar as pessoas, sobre tudo a população da importância do fruto para a cultura da nossa cidade que pode e deve ser visto como grande alternativa na complementação da renda familiar.

E a cada ano foi crescendo a ideia e novas receitas são elaboradas e o projeto é feito de forma interdisciplinar com todos os professores da Unidade Escolar e com apoio dos funcionários e comunidade local.

No ano de 2014 o festival começou a participar das comemorações do aniversario da cidade, onde toda equipe de funcionários, professores, alunos e comunidade do alto da serra se envolve no projeto através de doação de frutos, culinárias e atividades pedagógicas sobre o assunto.

O Festival do Jaracatiá é divulgado na imprensa local e da região, já foi tema da revista Terra da Gente, matéria no Globo Rural e em 2018 o Programa Amor de Cozinha da TV Futura fez um programa mostrando o projeto desenvolvido na Unidade Escolar.

“É uma escola de destaque em nossa cidade, seja pelo belíssimo festival, seja pelo espírito de união da equipe gestora, equipe educadora, servidores, alunos e a comunidade. Uma escola de qualidade e que integra e une a comunidade!   E graças a isso, desenvolvem projetos de grande importância para o aprendizado dos alunos, crescimento da comunidade local e desenvolvimento de nosso município”, destaca Robinho Pedrosa.

Foram homenageados: Diretora – Rosemar Lopes Ribeiro; Professora Coordenadora – Flavia Fernanda Favaro    Auxiliar de Secretaria – Marcela Teresa Graner Salvatto; Serviços Gerais: – Libertina Donizeti do Prado; Marlene Lopes Ribeiro Soares. Maria Eni Gonçalves Ribeiro. Cozinheiro- Cássio Martinho Storace da Silva- Efetivo; Agente Cuidador – Sydia Ingrid da Silva   e  Nilceli Marchezi Santo Andr; Professores educação Infantil e Ensino Fundamental I> Elisangela da Silva Messias, Magali de Lourdes Franzin Dario e Patricia Aparecida Romera de Freitas,Valéria Gonçalves da Fonseca  e Viviane Lopes Ribeiro  e professores do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano: Ari Tadeu de Genaro (Ed. Física), Claudia Nieves Teixeira de Sousa (Ed. Artística). , Edmilson Saraiva Nakashima- Matemática, Giane Maria Adorno de Miranda (História), Leandro Correa Barbosa (Geografia). Lilian Demetrio de Lima Brito – Ciências, Maike Constantino da Silva– Inglês (1º ao 5º ano), Michelle Cristiane de Carvalho (Português), Renata Racioni – Inglês (6º ao 9º ano), Rita de Cassia Donvito (Psicopedagoga) e Tiago da Cruz Muniz (História)

 

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta