Dr. Giuliano Antonelli apresenta PL que institui a Semana da Comunidade Italiana em São Pedro

Dr. Giuliano Antonelli apresenta PL que institui a Semana da Comunidade Italiana em São Pedro

O Vereador de São Pedro, Dr. Giuliano Antonelli (Podemos) apresentou o PL (Projeto de Lei) nº 62/2020 “Que institui a Semana da Comunidade Italiana e dá outras providências”.

Caso seja aprovada a lei, a Semana da Comunidade Italiana deverá ser celebrada anualmente na segunda semana do mês de junho e fica incluída no Calendário Oficial do Município.

Segundo o texto do PL “a Semana da Comunidade Italiana, o Poder Executivo analisando a conveniência e disponibilidade financeira, poderá promover atividades culturais e sociais voltadas à valorização da contribuição do imigrante italiano para o desenvolvimento do Município, podendo ainda incentivar o patrocínio privado, para que não haja ônus aos cofres municipais em caso de realização de eventos comemorativos”.

O médico e vereador destaca a importância dos italianos para a história do Brasil e para a história de São Pedro.

“O Brasil recebeu muitos imigrantes durante vários séculos, mas grande parte deles veio da Itália. Por isto, eles deixaram marcas em nossa vida, inclusive modificando nossos costumes. Esta presença se deu com mais força nos estados do Sul e Sudeste, onde se percebe grande número de descendentes, e nestes locais formaram-se as colônias italianas. Porém, algumas partes do país quase não receberam italianos, por isto suas características quase não foram deixadas lá. Percebe-se a importância da imigração italiana para o Brasil especialmente no catolicismo em algumas regiões do país. As festas, práticas religiosas e os santos de devoção são elementos tipicamente italianos. São Pedro é uma dessas cidades, que tem fortes ligações e tem inúmeras famílias descendentes de italianos”, disse.

“A contribuição dos italianos para o nosso país e para nossa cidade foi de extrema significância: eles foram exemplares na execução de suas tarefas, formaram e/ou mantiveram suas famílias, trouxeram sua religiosidade e o espírito de comunidade, cumprindo assim com as expectativas de imigração”, destaca.

“Os italianos povoaram terras vazias, criaram colônias, fundaram vilas, cultivaram café e uva e nos deixaram a ética de trabalho baseada na condição de provedor de família. Foram desbravadores e contribuíram com a civilização brasileira e com o progresso da nossa querida São Pedro, tanto que até hoje temos dezenas de famílias de descendência italiana que aqui se enraizaram”, completou.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta