Definido representante do município durante a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde

A etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde realizada no dia (14/03) na Câmara Municipal pela Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Social definiu o representante do município para participar do evento estadual que acontece em junho: Francisco Dias Brasil Filho, morador do Alpes.

No evento, o coordenador da Atenção Básica, Leandro Sanches, falou sobre os eixos da Conferência Nacional: o papel do Estado como disciplinador e fomentador do direito à Saúde; função reguladora do Estado na estruturação do SUS; resistência do SUS frente às formas restritivas de financiamento e participação social – cidadania, ética, direito e deveres para emancipação do coletivo.

Ao apresentar alguns dados da Saúde de São Pedro, o coordenador destacou o fortalecimento da atenção básica, com a construção de unidades básicas de saúde, implantação de equipes do Programa de Saúde da Família e ampliação da cobertura destas equipes, que deve chegar a 80% da população quando as três unidades básicas de saúde em construção, nos bairros Nova São Pedro II, Jardim Primavera e Residencial São Pedro, estiverem em funcionamento.

Entre as reivindicações que serão apresentadas pelo município estão mudanças na forma de financiamento da saúde. Atualmente, os repasses são feitos sempre com base em dados não atualizados. “São Pedro pode fazer hoje 11 angioplastias por ano. Esse número foi definido em 2007 e de lá para cá muita coisa mudou”, disse o coordenador.

Outro ponto abordado no evento foi o significativo número de faltas registradas nas unidades de saúde. “Só nos exames de ultrassom, em fevereiro, foram registradas 85 faltas”, disse o coordenador. Os participantes sugeriram a realização de uma campanha de conscientização, para evitar prejudicar os próprios usuários do serviço de saúde.

Para o Conselho Nacional de Saúde, que organiza o evento nacional, a 16ª Conferência Nacional de Saúde é o maior evento de participação social no Brasil. Realizada pelo Ministério da Saúde, a conferência vai reunir milhares de pessoas de todo o país, em Brasília, de 4 a 7 de agosto de 2019, para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país. O tema principal da 16ª Conferência é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta