Concluídas obras de revitalização e recuperação do Parque do Cristo em São Pedro

Parque do Cristo e capela são reabertos a visitação

 

 

No sábado passado, a administração do prefeito Helinho Zanatta entregou as obras de revitalização e recuperação do Parque “Aureliano Esteves”, conhecido como parque do Cristo e também da Capela que leva o nome de Maria de Lourdes Bertato Madázio.

A solenidade que aconteceu na data em que o Parque Aureliano Esteves, o Parque do Cristo, completou 16 anos, contou com a presença de familiares dos homenageados Aureliano Esteves e Maria de Lourdes Bertato Madázio, que dão nome ao parque e à capela, do prefeito, Helinho Zanatta; do vice prefeito e Secretario de Governo, Tiago Silva; da Secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia, entre outras autoridades e convidados e foi abrilhantada com uma belíssima apresentação da Corporação Musical União Charqueadense.

Com investimento de R$ 136 mil, oriundos do Dade – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, foram realizadas a recuperação da imagem do Cristo, reforma da capela e dos sanitários, melhorias no acesso e guarda-corpo, pintura e troca de piso.

O Parque Aureliano Esteves esta localizado em área de 52.500 metros quadrados no alto da serra, a aproximadamente 900 metros de altitude de onde, em dias claros, é possível enxergar municípios vizinhos como Piracicaba e Rio Claro, abriga também a imagem do Cristo, construída em 1985, que foi toda restaurada, sendo considerado um dos principais pontos turísticos de São Pedro.

“Quando fizemos a pesquisa de demanda do turismo, foi constatado que o parque é um dos locais mais procurados e visitados na cidade. Além de atrair o turista, tem também grande frequência de moradores”, disse a secretária municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia, que ressaltou ainda que Aureliano Esteves, que era carinhosamente conhecido como Belo, foi um grande visionário do turismo em São Pedro, destacando também os muitos trabalhos voluntários prestados por dona Lourdes, como integrante do Clube de Mães e nas festas de São Pedro, São Benedito e Santa Cruz.

“O senhor Aureliano e a dona Lourdes vieram ao mundo para fazer a diferença. São pessoas de bem que trabalharam a favor de São Pedro e é disso que precisamos”, disse o prefeito Helinho Zanatta, acrescentando a importância de fazer a manutenção de locais públicos. Estamos fazendo a manutenção dos três portais, cujas obras já estão em andamento, temos também a previsão para a revitalização da Praça Gustavo Teixeira, Espaço da Feira do Produtor e Boulevard de Artes e Artesanato Dona Hermelinda que também são importantes empreendimentos turísticos na cidade”, completou, agradecendo o empenho da Câmara de Vereadores nos projetos de sua administração, lembrando que “tudo que a gente faz é em equipe e a favor da comunidade”.

Ao falar em nome da família, Maria Auxiliadora Esteves Vacari, filha de Aureliano, emocionou-se ao dizer que seu pai amava a natureza e que descobriu pontos importantes do turismo em São Pedro. “A verdadeira solidariedade humana está no respeito e no saber guardar a memória dos antepassados com gratidão e apreço”.

Renata Madázio Saia Bertochi, neta de dona Lourdes, falou em nome da família. “Minha avó é um exemplo de fé e de amor para ser seguido”.

A beleza da natureza foi destacada pelo padre Altair Soares, em sua bênção das novas instalações do parque e da capela.  “A maior bênção é a grande beleza que Deus proporciona junto à obra da criação”, disse.

Também presente na cerimônia de inauguração, a arquiteta Edilene Leonardi, responsável pela elaboração do projeto do Parque Aureliano Esteves, que levou 10 meses para ser construído no entorno da imagem do Cristo e foi inaugurado em 1999, ficou feliz com o resultado da revitalização.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta