Alunos da rede municipal são maioria entre os aprovados no vestibulinho da Etec Gustavo Teixeira em São Pedro

Alunos da rede municipal são maioria entre os aprovados no vestibulinho da Etec Gustavo Teixeira em São Pedro

A lista dos aprovados para as 105 vagas ofertadas pela Etec Gustavo Teixeira para o 1º ano do ensino médio regular, ensino médio com habilitação profissional de técnico em Administração (Novotec integrado) e para o curso de Marketing integrado ao ensino médio, tem 74 estudantes da rede municipal de ensino, o equivalente a 70,4% das aprovações. Os classificados em primeiro lugar nos três cursos também são estudantes da rede municipal: Lais Murakami Alves, aprovada no ensino médio regular, concluiu o 9º ano na Emeb Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin, no bairro Theodoro de Souza Barros; Lael Francisco de Souza Vilela Biscaro, melhor classificado no Novotec integrado, foi aluno da Emeb Gustavo Teixeira, no Jardim Holliday, assim como a aluna do Marketing integrado, Laura de Oliveira Galanti, mas com um diferencial: Laura prestou como treineira, já que em 2019 concluiu o 8º ano do ensino fundamental.

Todas as escolas municipais que possuem 9º ano tiveram alunos aprovados no vestibulinho: as Emebs Iracy Bertochi, Professora Ondina Mendes Parreira, Celso Silveira Mello, Professor Abdala Rahal Farhat Neto, Professora Maria de Fátima do Amaral e Professor Benedito Modesto de Paula, além das Emebs Ricarda e Gustavo Teixeira.

Planos: Os melhores classificados comemoram o resultado. Lael, 15 anos, conta que estava confiante ao sair da prova. “Meu pai, que já ficou em primeiro lugar em diversos concursos e vestibulares, viu a prova e disse que eu tinha ido bem. Também caiu bastante matéria que eu gosto”, disse o aluno. O resultado, define, deve ser atribuído a uma série de fatores. “Os professores são muito bons, tive bastante apoio da família e me preparei o ano todo”, conta o estudante que já foi medalhista da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. “A escola é excelente”, destaca a mãe de Lael, Cristiane Barbosa de Souza, que também falou sobre a importância do apoio da família. “Sempre procuramos fazer o melhor para os nossos filhos”.

Com a “vantagem” de fazer a prova apenas como treino, o resultado do vestibulinho surpreendeu Laura de Oliveira Galanti, primeira colocada no curso de Marketing integrado ao ensino médio. “Não acreditei”, contou a estudante de 14 anos. Para se preparar para a prova, ela seguiu o conselho da mãe e fez duas provas de anos anteriores. O resultado foi comemorado pela família. “A gente encaminha e orienta. O resultado nos deixou bem felizes” disse a mãe de Laura, Sonia Aparecida de Oliveira.

Patrick Paiva, segundo colocado no curso de Marketing e também aluno da Emeb Gustavo Teixeira, conta que o preparo para a prova começou no início do ano. “Assisti videoaulas e tirei dúvidas com os professores”, relata o estudante que tem como matérias preferidas Matemática, Física e Química. “Como estava preparado, nos dias antes da prova pude relaxar”, conta.

O primeiro lugar de Lais Murakami Alves, estudante da Emeb Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin, não foi exatamente uma surpresa para o pai dela, Erivelto de Lima, que estimula a dedicação da filha aprovada em primeiro lugar para o ensino médio. Ele também elogiou os professores. “São maravilhosos e fazem a diferença”, afirmou. Lais recebeu a informação da primeira colocação pelas amigas. “Fiquei muito feliz”, disse. O método de estudo de Laís, aluna desde 5º ano na Emeb Ricarda, inclui complementação de informações em livros, videoaulas e tira-dúvidas com os professores. “Meu pai também sempre me ajudou bastante” conta Laís, que em 2019 participou do Concurso de Poesias Gustavo Teixeira, conquistando a segunda colocação em sua categoria.

Laís, que tem Matemática, Geografia e Biologia na lista de matérias preferidas, aconselha quem pretende prestar a prova este ano a dedicar-se desde o início do ano. “É bom também sempre rever conteúdo dos anos anteriores”, recomenda a estudante que tem planos para quando terminar o ensino médio. “Vou me esforçar bastante para conseguir cursar Medicina”, avisa.

 

Aprovação é bom indicativo, diz secretária de Educação   

“Estamos muito felizes com a altíssima taxa de aprovação dos nossos alunos no vestibulinho da Etec. Isso mostra que o trabalho dos professores do Fundamental II está no caminho certo, e que os resultados serão colhidos pelos alunos. Fazemos questão de parabenizar os alunos, os professores e também os pais. Educação é trabalho que se faz em conjunto”, avalia a secretária municipal de Educação, Cleia Rivero.

A titular da Educação acrescentou que ao revisitar o percurso letivo de 2019 foi possível acompanhar diretores e coordenadores na orientação dos alunos do 9º ano preparando-os para mais uma etapa de seus estudos. “Nossos alunos da rede municipal ocuparão nos cursos da Etec os primeiros lugares fazendo jus ao compromisso com sua carreira futura”, acrescentou.

A diretora da Etec Gustavo Teixeira, Márcia Herculano da Silveira, em nome da equipe da escola, parabenizou os novos alunos e pais pelas aprovações e agradeceu a Secretaria Municipal de Educação pelo trabalho pedagógico intenso com os alunos. Ela também destacou que a meta da escola é proporcionar qualidade pública educacional para formar cidadãos críticos e profissionais capacitados.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta