ACISP realizou inauguração de sua sede e posse da nova Diretoria

Nesta terça-feira, dia 01, durante o feriado do Dia do Trabalhador, a ACISP (Associação Comercial e Industrial de São Pedro) realizou a posse oficial de sua nova Diretoria e também a inauguração de sua nova sede.

O evento foi acompanhado pelo jornal “O Regional” e contou com a presença de diversas autoridades, como o vice-prefeito de São Pedro, Thiago Silva (SD); secretário de Governo Pedro Aguiar; vereadores, entre outros, além dos representantes da Diretoria e do novo presidente Ernesto Braganholo.

Após duas tentativas em anos anteriores, finalmente no dia 22 de agosto de 1977, um grupo de pessoas idealistas, formado por comerciantes, industriais, profissionais liberais, vereadores, representantes do comércio de São Pedro, e os mesmos que haviam tentado anteriormente, com o apoio do então prefeito, Walmy Modesto, alcançaram seu objetivo: criar uma entidade de classe que viesse a contribuir para o bem do comércio e da comunidade são-pedrense.

A reunião de fundação aconteceu nas dependências da Escola de 2º Grau São Vicente de Paulo, onde na época existia uma Escola Técnica de Comércio.  O grupo trocou ideias, elaborou planos, definiu metas e decidiu fundar a ACISP.

ACISP realizou inauguração de sua sede e posse da nova Diretoria

ACISP realizou inauguração de sua sede e posse da nova Diretoria. Foto: Sergio Marques do JR

Com a vontade de seus criadores, e, principalmente, muita dedicação, a ACISP começou a dar seus primeiros passos rumo a sua missão: o desenvolvimento dos setores comercial e industrial da cidade. Seu primeiro presidente foi José Benedito Pinto (1977-1978) seguido por José Gomes Verrengia (1978 a 1981).

Foi na gestão de Oswaldo Benedito Latanzze (1982 – 1983) que a entidade recebeu um importante apoio do novamente prefeito Walmy Modesto, apoio esse que se tornou um dos marcos na história da ACISP: a formalização da doação de um terreno da prefeitura para a construção de sua sede própria. Até aquela data a Associação funcionava em locais cedidos por colaboradores ou alugados.

A obra foi iniciada e teve o lançamento da sua pedra fundamental durante a gestão de Eduardo de Barros Castelari (1984 – 1985), pai de Flavio Eduardo Vieira de Barros Castelari, que antecedeu o atual presidente Ernesto Braganholo no cargo.

A construção seguiu durante a gestão da única mulher a presidir a ACISP, Clarice Zezza Matarazzo (1986 – 1987) e foi finalizada em 1988, sendo inaugurada no dia 29 de outubro, durante a gestão de Alvair Fernandes da Fonte (1988 a 1993), sendo que nos anos seguintes (1994 a 1995), Clarice voltou a presidir a Associação.

Durante o período de 1996 a 1997 a entidade foi presidida por Sebastião Aurélio de Losso, que, acompanhando a evolução do mundo globalizado, iniciou todo um processo de informatização dos dados cadastrais, passando-os do fichário em papel a um único computador que a Associação possuía.

Com o crescimento do número de associados, o processo de informatização foi aperfeiçoado durante a gestão de Marcelo Eduardo Bueno (1998 – 1999), que conseguiu informatizar as consultas ao crédito agora em âmbito nacional.

Para atender aos anseios dos associados, sempre se renovando, a sede da ACISP passou por reformas e melhorias, e, em agosto de 2003 inaugurou seu espaço cultural e de eventos durante a gestão de Artur David Pedro Moreira, que presidiu a Associação de 2000 a 2006, espaço que permanece até hoje.

Atualmente a ACISP é presidida pelo empresário Ernesto Braganholo, que já fazia parte da Diretoria da entidade.

Após 40 anos de batalhas, a ACISP presta um atendimento de qualidade no que diz respeito às consultas, realiza campanhas promocionais, eventos culturais, mantém parcerias e convênios nas áreas médicas, odontológicas, profissionalizantes e culturais, garantindo os melhores serviços e vantagens aos associados, comerciantes e consumidores de São Pedro.

A entidade sempre procurou trabalhar em harmonia e com parcerias, contando sempre com o apoio de entidades públicas e privadas, e também apoiando estas entidades, como a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, SEBRAE, SENAI, SINCOMÉRCIO, Rotary Club, Casa dos Velhinhos, Legião Mirim, Loja Maçônica, APAE, entre outras, sempre buscando a desenvolver parcerias para benefício da cidade e de seus sócios.

O vice-prefeito Thiago Silva (SD) fez uso da palavra destacando a importância do trabalho da ACISP.

“Hoje comemoramos o primeiro dia de maio, o Dia de Trabalho e a ACISP representa também os comerciantes e trabalhadores de nossa cidade. Parabéns ao presidente Ernesto Braganholo, os diretores, todos associados. A ACISP é um espelho dos empresários e prestadores de serviços de nossa cidade. Vocês estão realmente de parabéns e tenham a prefeitura como parceira de vocês”, ressaltou o vice-prefeito.

O presidente da gestão anterior (2016-2017) e que já foi presidente anteriormente a essa gestão, Flávio Castellari, destacou a importância dos 40 anos da ACISP.

“Esse prédio é fruto desses 40 de anos de trabalho. Meu pai lançou a pedra fundamental da construção da outra sede e hoje estamos aqui nesse momento especial. Quero agradecer aos nossos funcionários por sua dedicação, a toda diretoria que nos acompanhou e todos que integram a atual Diretoria e também aos associados”, destacou Castellari.

O presidente Ernesto Braganholo agradeceu os presentes e destacou que durante o evento se comemorava

“Quero agradecer a todos que estão aqui para que possamos comemorar quatro quesitos, que são os 40 anos, a posse da nossa Diretoria, a construção de nosso novo prédio. Portanto, é um dia histórico para todos e que ficará marcada para nossa ACISP”, destacou ele.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta