35 toneladas de “lixo” foram recolhidos durante Operação Catacacareco no primeiro semestre do ano em São Pedro

Segundo informações durante as etapas do programa catacacareco realizadas neste primeiro semestre do ano, foram recolhidas aproximadamente 35 toneladas dos chamados bens inservíveis, como sofás e móveis velhos, geladeiras e outros itens que não podem ser descartados no lixo comum ou na coleta seletiva. Se contarmos desde a primeira ação em 2014, esse número chega em 285 toneladas.

O Catacacareco envolve as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, Obras e Educação e tem um importante papel no combate e prevenção à dengue, já que muitos destes objetos que ficam em sua maioria nos quintais das casas podem transformar-se em criadouros para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chicungunha, Zika Vírus e outras doenças. A ação integra o Plano de Educação Ambiental, que tem a implantação da coleta seletiva de lixo na cidade entre suas medidas efetivas.

Além do material recolhido pelo Catacacareco, a população pode e deve fazer o descarte no o Ecoponto, localizado no bairro São Dimas, que recebe até 1 metro cúbico de lixo por pessoa no mês sem nenhum custo.

De acordo com a equipe do departamento de Vetores da Prefeitura, o número não assusta, já que essa é uma reação positiva da população que não mais está descartando este tipo de material em qualquer lugar e aguarda o caminhão para retirada e encaminhamento correto dos materiais.

O cronograma continua no próximo semestre no dia 27 de julho acontecerá a primeira ação que vai atender os bairros Centro, Jardim Buriti, Jardim Holliday, Jardim Itaquerê, Jardim Serrano, Palú, Portal das Flores, Santa Cruz, Vale do Sol e Vila Nova. No dia 25 de agosto os bairros atendidos serão Botânico I, II e 1.000, Campos do Botânico, Chácaras Bela Vista, Horto Florestal, São Dimas, São Tomé e Residencial São Pedro.

Em setembro, no dia 29, serão atendidos Jardim Cássio Paschoal Padovani, Jardim São Pedro, Recanto das Águas, Santa Mônica, São Judas e Vila Baltieri. No dia 20 de outubro será a vez dos bairros Cidade Jardim, Dorothea, Jardim Bela Vista, Jardim Itália, Jardim Navarro, Mariluz I, II e III, Nova Estância, Novo Horizonte e Vila Rica. Fechando o ano, a última ação acontece no dia 24 de novembro, atendendo os bairros Bela São Pedro, Colinas de São Pedro, Mirante, Nova São Pedro I e II, Theodoro Souza Barros, Vila Estela, Vila Helena e Vila Olinda.

Os integrantes da equipe do departamento de Vetores da Prefeitura pedem a colaboração da população quando da realização das ações, lembrando para deixar o material que precisa ser recolhido nas calçadas e l que não podem ser descartados itens como resto de construção civil, lixo orgânico e material que pode ser encaminhado para a coleta seletiva, como plástico, alumínio, vidro e metal.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta