1º Festival de Teatro online de São Pedro começa dia 25 de junho

1º Festival de Teatro online de São Pedro começa dia 25 de junho

Festima será exibido ao vivo por meio do Zoom,grupos de 36 cidades fizeram inscrição

O 1º Festima (Festival Anima de Teatro online) de São Pedro, com participação de 59 trabalhos de 36 cidades, inclusive uma da África do Sul, acontece de 25 a 27 de junho, a partir das 19h.

Os inscritos concorrem em dez categorias: melhor cena (1º, 2º e 3º lugares); melhor atriz; melhor ator; melhor atriz coadjuvante; melhor ator coadjuvante; atriz revelação; ator revelação; melhor conjunto de atores; melhor direção; melhor sonoplastia; melhor cenografia; melhor caracterização (manequim + figurino); melhor dramaturgia. Há também um prêmio que será escolhido por votos populares, para a cena mais votada pelos espectadores.

Após seleção do Júri Técnico, 12 trabalhos serão apresentados ao vivo nos dias 25 e 26, a partir das 19h, por meio do Zoom, com transmissão simultânea no Canal do YouTube da Prefeitura de São Pedro.  A cada dia serão 6 grupos se apresentando e no dia 27 acontece a premiação, também ao vivo e online. Ao final de cada cena, o público poderá votar na cena que mais gostou, pelo chat do YouTube e a mais votada leva o prêmio do concurso popular.

O número de cenas inscritas surpreendeu os organizadores, assim como a localidade dos inscritos: são 35 cidades de 13 estados brasileiros e uma inscrição internacional, da cidade de Cuíto, que fica em Angola, no continente africano.

A qualidade técnica dos trabalhos foi destacada pelos jurados. “A participação do público é fundamental, já que temos uma categoria exclusiva para voto popular”, destaca o coordenador de Cultura de São Pedro, Ivan Teixeira.

Com realização do Coletivo Anima e da Prefeitura de São Pedro, o Festival está em sua primeira edição, totalmente online, mas os idealizadores esperam que as próximas edições possam acontecer presencialmente e com a participação do público, movimentando não apenas a cena teatral de São Pedro e região, mas também fortalecendo espaços culturais da cidade.

PROGRAMAÇÃO – No dia 25, a partir das 19h, serão apresentados Bonecos em Performance, de Sérgio Esteves (São Pedro/SP); @vc, da Cia Céu Branco (Vinhedo/SP); Revoada, do Grupo Base de Teatro (Cascavel/CE); Surto de Quarentena, da Cia Artística Sol sem Dó (Duque de Caxias/RJ); Instinto, Las Lobas (Muzambinho-MG) e 7 Anos de Azar, do Coletivo Mundaréu (Campinas/SP).

No dia 26, as apresentações começam com Nós Desfeitos, da Salve! Cia de Teatro (São Pedro/SP); seguida por Os Sobreviventes, da Cia Âmago (Campinas/SP); Verme, da Cia Los Puercos (São Paulo/SP); (Des)esperar uma  velha conhecida ou infinitas metáforas numa janela, do Grupo Experimental Janela (Ribeirão Claro/PR);Viva Voz – Capítulo Stela do Patrocínio, da Companhia Volante (Rio de Janeiro/RJ) e A Cortadora, do Coletivo Aguaceiro (Piracicaba/SP).

A cerimônia de premiação começa às 19h do dia 27.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta