Santa Maria da Serra conta com Posto de Coleta de Leite Humano

Na sexta-feira da semana passada, dia 10/05, o Departamento de Saúde de Santa Maria da Serra inaugurou nas dependências do Hospital “Jorge Cury”, o “Posto de Coleta de Leite Humano”.

A inauguração contou com a presença do médico e Diretor Municipal de Saúde, Dr. Eduardo Rego, do Presidente da Câmara Municipal, vereador Ercidio Donizete Mariano (PR), entre outras autoridades.

O médico e diretor do Departamento de Saúde, Dr. Eduardo Rego, destaca os benefícios do posto, que está oficialmente está filiado a rede RBLH (Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano).

Foto:Divulgação

“O banco de leite é um serviço gratuito, voltado especialmente às mães que passam pela fase de aleitamento materno. É um período no qual ocorrem muitas descobertas e que pode haver muitas dificuldades. Também é o momento propício para ajudar outras mães que não têm leite materno para oferecer ao seu bebê. Esse é um ato de solidariedade e que pode salvar vidas e como Departamento de Saúde estamos fazendo nossa parte para possibilitar que mais vidas sejam salvas”, destaca o diretor.

Ele destaca que o sucesso do Posto e das ações, dependem do apoio das mães que amamentam. “Para ser uma doadora é importante desejar doar espontaneamente, estar saudável, não fumar, não usar álcool ou drogas e nem fazer uso de medicamentos que impeçam a doação. Além disso, é preciso fazer um cadastro de doadora no Banco de Leite Humano (BLH). Na triagem, é preciso apresentar documento de identificação com foto, apresentar a caderneta de gestante com resultados de exames ou passar por testes na triagem”, detalha ele, que explica ainda que dúvidas podem ser esclarecidas no posto de coleta.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta