Santa Maria da Serra completou 61 anos de emancipação administrativa e 154 anos de Fundação!

Santa Maria da Serra completou 61 anos de emancipação administrativa e 154 anos de Fundação!

Parabéns!

Conhecida pelo seu bom clima, povo hospitaleiro e pelos passos que dá rumo ao desenvolvimento com qualidade de vida, a querida cidade de Santa Maria da Serra, apelidada carinhosamente de “Brinco da Serra” também conhecida como a “Capital da Mandioca”, completou nesta quarta-feira, dia 27, seus 61 anos de emancipação administrativa e 154 anos de fundação.

Segundo a própria história da cidade há divergências quanto à sua origem, sendo dada como mais certa que surgiu espontaneamente em 1867, da pousada de migrantes que iam rumo ao oeste paulista, trabalhar na lavoura de café.

De acordo com informações encontradas na Prefeitura Municipal, colhidas com pessoas idosas, Feliciano de Oliveira Dorta foi um dos primeiros habitantes do município, doou uma área de vinte e três alqueires de terra em 27 de outubro de 1867 para a construção de uma capela de barro a qual deu o nome de Capela Santa Maria.

Recebeu ainda os nomes de Tupanci que significa Mãe de Deus na língua indígena e mais tarde devido ao grande número de correspondência extraviada entre Tupã e Tupanci voltou a chamar-se Santa Maria acrescentando-se da Serra por localizar-se próxima a serra, mais ou menos em 1950.

Entre os colaboradores na construção da cidade registraram-se Cel. José Antonio Frota, Capitão Afonso, Barão de Rezende que deixou seu nome na fazenda que foi de sua propriedade Fazenda Rezende.

Foi elevada a município pelo Decreto 5825 de 18/02/1959 que vigorou a partir de 1º de janeiro de 1960, teve como primeiro Prefeito Sr. Adib Cury.

Tem o município uma bonita história no decorrer de sua existência que vai desde os transportes em lanchas pelo Rio Piracicaba, o surgimento das primeiras rodovias através das cavalgadas efetuadas pelos tropeiros, até chegar aos dias atuais.

Pela terceira vez a cidade é administrada pelo prefeito Josias Zani Neto (Cidadania) que nesse mandato tem como vice-prefeito Roberto Miranda (PL).

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta