Prefeito Narciso Bistata é contra extinção de municípios e defende municipalismo

Prefeito Narciso Bistata é contra extinção de municípios e defende municipalismo

O prefeito de Santa Maria da Serra, Narciso Bistafa (SD) sempre tem uma visão municipalista e defende que os municípios tenham melhores condições de atender aos seus cidadãos e não terem reduzidas tais condições.

Diante disso, apóia as ações da Mobilização Nacional contra dispositivo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 188/2019, que prevê, dentre outros pontos, a extinção de Municípios e uma dessas entidades que vem encabeçando uma luta neste sentido é a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Foto: Arquivo

Recentemente, o Conselho Político da entidade reuniu presidentes de entidades estaduais e de integrantes da diretoria da Confederação para definir os últimos ajustes da concentração em Brasília que ocorreu nesta semana.

“É preciso que se pense na importância da manutenção desses Municípios para a nossa federação, onde é que as pessoas vivem? O Estado não existe, nem o Pais, todos estão situados em alguma cidade. Extinguir cidades é extinguir oportunizes para moradores, prejudicar atividades econômicas, cortar serviços, enfim, são grandes os danos que seriam causados a população. Felizmente não estamos nessas regras, mas como municipalista defendo os municípios e defendo que a situação melhore, ou, seja, que os recursos sejam mais bem divididos, criando-se um pacto federativo de verdade”, ressaltou o prefeito.

Bistafa e a entidade também apóiam o pedido de adiantamento dos recursos da cessão onerosa, que estão previstos pelo Ministério da Economia para serem repassados aos Municípios no dia 30 deste mês, mas o movimento municipalista vai pleitear na mobilização a antecipação dessa transferência aos Municípios para o dia 20 de dezembro.

“Sobre isso há cidades que dependem muito destes recursos, inclusive para fecharem. Hoje graças a Deus temos uma situação equilibrada, mas não podemos pensar somente em nós e também os recursos são bem vindos e muito nos ajudarão”, comenta.

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta