Santa Maria da Serra esta entre as 1000 cidades mais eficiente do país de acordo com o Ranking Datafolha

Cidade é 890 colocada no Estado de SP; ferramenta lançada no último dia 28 destaca municípios que mais fazem na Saúde, Educação e Saneamento gastando menos recursos

 

Santa Maria da Serra esta entre as 1000 cidades mais eficientes do Brasil no Ranking de Eficiência dos Municípios (REM –lançado pela Folha de São Paulo, no último dia 28. A ferramenta inédita avaliou as cidades que conseguem melhores resultados em saúde, educação e saneamento gastando menos recursos.

O ranking teve como fonte dados de instituições como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Datasus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde ) e o Sincofi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro).

A lista comparou indicadores de 5.281 cidades (95% do total de 5.569) e pôs a cidade na oito centésima nona colocação geral. Santa Maria da Serra teve 0,516 de pontuação geral, numa escala que varia entre 0 e 1.

No topo do ranking ficou Cachoeira da Prata (MG), com 0,656, seguida por Lobato (PR), com 0,646, e Bom Jesus do Norte (ES), com 0,640. No Estado de São Paulo, o município melhor ranqueado após Águas de São Pedro foi Fernandópolis, na 9ª posição nacional, com 0,624 de pontuação.

Eficiência – O REM-F avaliou que, numa medição entre 0 e 1, somente 24% das cidades brasileiras ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. As informações que serviram de base de cálculo são referentes aos anos de 2010 e 2013.

Entre as áreas que fizeram Águas figurar no grupo de elite, destaque para o saneamento básico, que levou nota de 0,991, seguido pela saúde, com 0,974 e a educação, com 0,869. Todas essas notas superaram a média nacional.

Em um olhar “raio-X” sobre Santa Maria da Serra, que tem uma população de 5.840 habitantes, o levantamento ainda esmiúça taxas de excelência, como os 94% de cobertura por equipes de atenção básica na área da saúde. Outro destaque é o percentual de 88% de crianças entre 4 e 5 anos matriculadas na escola. O REM-F também mostra que a cidade tem: atendimento de água em 91%; coleta de lixo domiciliar em 95% e cobertura de esgoto em 90%.

“Esses dados nos enchem de orgulho e mostram que estamos trabalhando e administrando o dinheiro publico com muita seriedade, pois o REM-F, analisa quem entrega mais saúde, educação e saneamento gastando menos, dai a eficiência do gestor que resulta na melhoria da vida das pessoas”, falou Zani, que acrescentou durante esses sete anos e nove meses do meu mandato, estou juntamente com nossa equipe buscando recursos junto aos órgãos estaduais e federais, pois entendemos que essa é a melhor maneira para conseguimos dar atenção aos problemas imediatos do município e, ao mesmo, tempo, poupar o cofre público”, afirmou o prefeito Zani.

“Fazemos uma administração austera, seria e com transparecia, para que possamos assim como temo feito atuar e beneficiar os moradores dos quatro cantos da nossa cidade disse orgulhoso por ter esse reconhecimento. Nosso município não pode para precisa continuar avançando nas áreas sociais e educação”, finalizou o Prefeito.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta