SAAESP realizará diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água e durante a próxima semana, de segunda a sexta-feira, a autarquia SAAESP (Serviço Autônomo de Agua e Esgoto de São Pedro), realizará ações, visando principalmente a conscientização quanto ao uso responsável desse que é um bem finito e vital para nossas vidas.

O diretor-presidente da autarquia, Thiago Silva, destaca a importância do uso racional.

“Não é porque vendemos água, que incentivamos o uso irracional, ao contrário, pregamos e pedimos para que o uso seja racional, para que todos possamos ter, essa não é apenas uma preocupação local, é uma preocupação mundial, e cada vez mais vem se tornando um recurso natural escasso. O SAAESP desenvolve inúmeras ações para evitar a perda de águas, possuindo inclusive um plano de perdas, mas a conscientização e colaboração da comunidade no uso racional são fundamentais”, afirmou Thiago Silva, que também é vice-prefeito.

Thiago Silva fala também de outras ações que a autarquia vem desenvolvendo para incentivar o uso racional da água e a preservação do meio ambiente.

“Temos um programa de reflorestamento da captação do bairro Santana, onde serão plantadas mais de duas mil mudas para a recuperação mata ciliar do ribeirão que é de grande importância e abastece cerca de setenta por cento de nossa cidade. Faremos também um trabalho forte que será realizado junto às escolas e lideranças. A coleta seletiva é outra atividade também do SAAESP em parceria com a prefeitura. Temos também a construção da nova estação para o tratamento de esgoto, prevista para ser concluída no mês de junho, onde serão tratados aproximadamente 95% de todo esgoto coletado em nossa cidade. Essas medidas não são propostas apenas a sociedade, é preciso que nós possamos dar o exemplo e isso acontece com o reuso da água. Estamos concluindo a estação de tratamento de lodo, que tratará essa água quando é feita a lavagem dos filtros, podendo ser reutilizada”, exemplificou.

SAAESP realizará diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água

SAAESP realizará diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água – Foto: José Marino

No dia 22, quarta-feira, acontecerá o dia de visita, onde alunos das escolas públicas e particulares estarão conhecendo o trabalho desenvolvido pela autarquia, inclusive o setor de tratamento.

“No Dia Mundial da Água, estaremos recebendo a visita de inúmeros alunos de diferentes escolas do nosso município que terão a oportunidade de conhecer toda estrutura da unidade, desde a parte administrativa até o processo de captação e tratamento da agua que eles recebem em suas casas, tornando-os assim multiplicadores para que possam desde cedo usar a água com racionalidade e preservando esse bem que é finito para as gerações futuras”, comentou o presidente do SAAESP que aproveitou a oportunidade para convidar toda população para conhecer o trabalho realizado pela autarquia. “Queremos que nossa população venha nos visitar e conhecer o trabalho que realizamos, assim tenho a certeza que iremos juntos diminuir não o consumo, mas as perdas e desperdícios da nossa água”, completou.

O diretor-presidente destacou ainda o trabalho dos servidores da autarquia.

“O SAAESP segue todas as normas de qualidade exigidas e estabelecidas pelo ARES-PCJ, que a agencia reguladora responsável pela fiscalização e controle. Aproveito para agradecer a todos os servidores, todos sem exceção, de todos os setores, pois todos são fundamentais e tem importância igual, independente do cargo ou função que exerce, pois trabalham para levar água de qualidade a nossa população e funcionam como uma engrenagem, trabalhando em sincronia”, ressaltou o vice-prefeito e diretor-presidente do SAAESP.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta