Saaesp e Prefeitura lançam Plano de Educação Ambiental em São Pedro

 

O Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) e a Prefeitura de São Pedro apresentaram na terça-feira, dia 20, o Plano de Educação Ambiental e a coleta seletiva de lixo que já está sendo realizada na cidade.

O presidente do Saaesp, Sérgio Patricio, explicou que as ações fazem parte de termos previstos no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado com o Ministério Público no ano passado e que prevê também o tratamento de esgoto na cidade, obra que também está em andamento.

Diego Cidade, da empresa responsável pela elaboração do Plano de Educação Ambiental, explicou que o primeiro passo será a capacitação de um grupo de professores da rede municipal. Eles serão agentes multiplicadores de práticas que estimulem ações de educação ambiental com foco na conservação do meio ambiente.

Para evitar ações como descarte de resíduos sólidos em cursos de água e ocupação irregular de áreas ribeirinhas serão realizadas atividades propostas em grupos de trabalho. A ideia é promover amplas discussões sobre os principais problemas da cidade e buscar soluções.

“Queremos plantar uma semente para a cultura ambiental”, disse Cidade. Nilson Marchezzi, da Coordenadoria de Desenvolvimento Social, que também acompanha o projeto, explicou que a proposta é desenvolver ações que sejam duradouras.

“Estamos dando o pontapé inicial, essas ações devem ser fortalecidas ao longo dos próximos quatro anos e depois ter continuidade pelas gerações futuras, esse é um processo continuo e precisa da participação de toda população para que os resultados aconteçam de maneira satisfatória, não sabemos se iremos ver todos os benefícios, mas nossos filhos e netos certamente verão”, completou Machezzi.

A secretária de Educação Cleia Rivero destacou que muitas das ações realizadas em escolas da rede municipal serão compartilhadas para que experiências bem sucedidas sejam replicadas.

Luiz Sertori Teixeira, gestor da APA (Área de Proteção Ambiental) Corumbataí, falou sobre a importância deste tipo de ação. “Nós vamos fazer o planejamento participativo de ações para São Pedro na área de proteção ambiental e reunir estas informações é essencial para efetivar o plano de forma permanente”, disse.

Teixeira informou também que aproximadamente 70% da área do município de São Pedro está na APA, criada para proteger a diversidade biológica e conciliando a sustentabilidade ambiental com desenvolvimento humano

COLETA SELETIVA – A coleta seletiva já começou a ser feita pela empresa vencedora da licitação. A intenção é aprimorar o serviço com a entrega de sacolas próprias para recolher o material reciclável. A expectativa da empresa é recolher aproximadamente 10 toneladas por mês.

O cronograma de coleta foi divido por bairros. O caminhão passará em dias determinados, uma vez por mês. Podem ser destinados para a reciclagem materiais como jornais, revistas, caixas, papelão, folhas de caderno, tampa, potes, frascos, garrafas de plástico, garrafas PET, latas de alumínio e todo material seco que pode ser reutilizado.

A empresa responsável lembra que itens como papel higiênico, absorvente, fralda descartável, madeira, isopor e pneu não podem ser reciclados, portanto não devem ser descartados com outros materiais destinados à coleta seletiva.

CRONOGRAMA – Na primeira quinzena de cada mês, a coleta será realizada às segundas-feiras nos bairros Santa Mônica, Recanto das Águas, Jardim Cássio Paschoal Padovani, São Judas, Vila Baltieri, Vila Pindanga, Portal das Flores, Vale do Sol e São Benedito. Nas terças-feiras, os bairros atendidos serão Jardim Botânico, São Tomé, Horto Florestal, Jardim São Dimas, Bela Vista, Jardim São Pedro; às quartas-feiras, Novo Horizonte, Jardim Itália, Dorothea, Mariluz I, II e III e Jardim Nova Estância e às quintas-feiras, Santa Cruz, Pallú, Jardim Navarro, Cidade Jardim e Vila Rica.

Na segunda quinzena de cada mês, os bairros atendidos serão, às segundas-feiras, Jardim Itaquerê, Jardim Serrano, Jardim Holliday, Jardim Buriti, Vila Olinda e Centro, às terças-feiras, Vila Nova, Santa Helena e Vila Estela e na quarta-feira, Colinas de São Pedro, Nova São Pedro I e II, Mirante, Theodoro de Souza Barros e Bela São Pedro.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta