SAAE recupera bomba do Viegas e tratamento de água é retomado na ETA III

Rio das Pedras 12/04/2017 – Na madrugada do último domingo, a bomba de 150cv, a de maior potência do SAAE, quebrou em Rio das Pedras. A captação de água do reservatório da Fazenda Viegas foi interrompida, sendo que esta é a principal fonte de água bruta da cidade. Por consequência, foi suspenso o fornecimento de água para a cidade.

Com isso, foram consumidos os 4,8 milhões de água disponíveis nos reservatórios de água tratada espalhados pela cidade. Paralelamente, com equipe própria, o SAAE realizou o reparo no rolamento da bomba quebrada, concluindo o serviço por volta das 20 horas de segunda-feira.

Com a volta da captação, tratamento e distribuição de água, os reservatórios voltaram a ser abastecidos. Porém, com a volta do consumo nas residências para colocar em dia a roupa e louça para lavar, por exemplo, será necessário cerca de dois dias para normalização da distribuição em todos os bairros.

SAAE recupera bomba do Viegas e tratamento de água é retomado na ETA III

SAAE recupera bomba do Viegas e tratamento de água é retomado na ETA III – Foto: Divulgação

“Nossas bombas são antigas e sujeitas a quebra. É como ter um carro ano 1992 e não dar nenhuma manutenção. Todo mês será uma peça diferente a quebrar. Gostaríamos de ter dinheiro para comprar bombas novas, mas ainda não é possível. Numa situação ideal, seria preciso ter bombas novas e mais uma reserva, para substituição em caso de quebra e não ocorrer a interrupção no fornecimento de água. Hoje não temos condições de tomar essas medidas, por conta das dívidas que foram deixadas no SAAE. Mas, podem ter certeza, estamos trabalhando com muita dedicação e seriedade para chegar nessas condições”, explica Daniel Gonçalves, superintendente da Autarquia.

ETA III – O tratamento de água na ETA III foi interrompido por alguns dias devido a coloração da água que estava chegando com tom amarelado nas residências da região do Bom Jardim. A água foi encaminhada para análise, contudo, por demorar 15 dias esse análise, o SAAE buscou apoio do Semae Piracicaba para resolver a questão. Com o auxílio dos técnicos piracicabanos, chegou-se a conclusão de que seria preciso alterar e incluir novos produtos para melhorar a qualidade da água.

“O processo foi concluído ontem no final da tarde e o fornecimento de água para a região foi retomado. Com base na análise tomaremos todas as precauções necessárias para evitar problemas como esse no futuro”, completa Daniel Gonçalves, que agradeceu o apoio do Semae.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta