Secretaria de Saúde realiza dia D da Campanha Outubro Rosa em Rio das Pedras

Secretaria de Saúde realiza dia D da Campanha Outubro Rosa em Rio das Pedras

Para reforçar a importância da prevenção e cuidados com a saúde da mulher, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde realiza a Campanha de conscientização Outubro Rosa, entre os dias 13 a 30 de outubro, que acontece de segunda a sexta-feira, das 16h00 às 20h00. O objetivo principal é alertar as mulheres e a sociedade sobre a necessidade de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre o câncer de colo do útero.

No dia 24 de outubro, sábado, das 8h ás 16h, acontece o Dia D da Campanha, na UBS Dr. Gabriel Bonassa e na UBS do São Pedro. As mulheres de todas as idades poderão realizar o pedido de mamografia, a coleta de papanicolau e consultas médicas.

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam as mulheres. Em média 77% das mulheres com câncer de mama têm mais de 50 anos. O risco aumenta gradativamente a partir do 40 anos, sendo o pico em torno dos 55 anos.

O risco de câncer de mama em mulheres de 30 anos é de apenas 1 em 2000 casos, em mulheres de 75 anos o risco é de 1 para 10. Ainda assim, é importante que todas realizem os procedimentos de prevenção. O diagnóstico precoce do câncer é uma estratégia para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta